A população carcerária do Amazonas ultrapassa a 8 mil presidiários

Vista aérea do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus

A população carcerária  está em presídios da capital  ( a maioria ) e interior do estado

Amazonas – De acordo com levantamento realizado pelo Estado e divulgado para a mídia, o Amazonas  tem uma população carcerária de mas de 8 mil presidiários, sendo que a maioria está nos presídios da capital.

O levantamento mostra que as 19 unidades prisionais pelo Amazonas, de acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Em dezembro de 2017, a população carcerária era de 9,1 mil presos, conforme a Secretaria.

De acordo com a Seap, das 19 unidades prisionais do Amazonas, 11 ficam em Manaus e 8 são localizadas no interior do Estado. Ao todo, 6.185 mil são alocados nas unidades da capital. Outros 2.758 são detentos de prisões no interior. O Amazonas tem 8.913 presos.

O número de presos divulgado pela Seap, em dezembro de 2017, era de 9.100 presos no Amazonas. Com os dados divulgados em julho de 2017, é possível ver que o número de detentos no sistema prisional do Amazonas teve diminuição de 187 presos.

Novos presídios

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) determinou, em abril de 2018, que o Governo do Amazonas construa um presídio em Barcelos, município amazonense localizado a 405 quilômetros de Manaus. A medida foi uma decisão em caráter de liminar e atende um pedido do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM).

Em março, a Seap informou que realiza estudos e pesquisas de locais para a construção de uma nova unidade do regime semiaberto masculino. A medida fez parte de uma determinação da Justiça do Amazonas de desativar o regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

Amazoninarede-JAM ( fitointernet)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.