A partir de hoje celulares de cinco estados, entre eles o Amazonas, terão nove dígitos

02-11celularBrasília – A partir de hoje, domingo (2), está valendo a alteração para as ligações em celulares no Amazonas, Amapá, Maranhão, ,Pará em Roraima, todos situados na região Norte do país.

Com isso, o dígito 9 será acrescido a todos os números de celulares. A medida tem como objetivo ampliar os recursos de numeração para o Serviço Móvel Pessoal, segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima totalizam 21,4 milhões de celulares.

“Esta etapa dá continuidade ao processo de padronização da numeração da telefonia móvel no Brasil, que está sendo feita de forma tranquila e planejada, de forma a não trazer prejuízos aos usuários. A medida já atinge mais de 96 milhões de celulares nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo”, declarou o presidente da Anatel, João Rezende.

O cronograma da agência prevê que o novo dígito seja incorporado aos telefones celulares de Minas Gerais, Bahia e Sergipe em 11 de outubro de 2015.

A implementação do nono dígito nos celulares dos estados com DDDs iniciados por 4 (Paraná e Santa Catarina), 5 (Rio Grande do Sul) e 6 (Centro-Oeste, Rondônia e Acre) ocorrerá em 2016 em data ainda a ser definida.

Tempo de adaptação

As ligações discadas com oito dígitos ainda serão completadas por tempo determinado, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente, haverá interceptações das chamadas e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem.

Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

Além das adequações técnicas por parte das prestadoras de serviço de telecomunicações, essa medida demandará da sociedade a realização de eventuais ajustes em equipamentos e sistemas privados como, por exemplo, equipamentos de PABX e agendas de contatos

Amazonianarede – Agência Brasil

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.