
Amazonas – a noite de sábado, foi decida aos três bumbas de Manaus, como parte da programação do 59º Festival Folclórico do Amazonas, que acontece no Centro Cultural Povos da Amazônia – Bola da Suframa, neste sábado (11) os bois de Manaus se apresentam a partir das 20h. Garanhão, Corre Campo e Brilhante se apresentam todos no mesmo dia. Em anos anteriores os bumbás se apresentavam em dias diferentes.
“Esta é uma inovação para abrilhantar o Festival Folclórico do Amazonas, que está em um formato cada vez mais profissional. Prova disso é a participação do público, que vem lotando a arena do Centro Cultural Povos da Amazônia diariamente. Somente na abertura, 20 mil pessoas assistiram as apresentações”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.
Cada boi vai apresentar duas alegorias, que têm em média 20 metros de comprimento e 12 metros de altura. O bumbá que ficar em último colocado na disputa será rebaixado para a modalidade Bumbá Master B, que este ano teve o Bumbá Carinhoso como campeão. Com isso, o Carinhoso está automaticamente classificado para a categoria Master A, em 2016.
Bumbás

O atual campeão da catergoria Master A, o bumbá “Brilhante”, vai se apresentar com o tema “Encantarias Xamânicas”, onde vai mostrar os principais segredos dos rituais dos pajés das tribos do Amazonas. Ao todo, 620 brincantes mostrarão essas lendas, além do “Auto do Boi” e tradições indígenas.
Já o bumbá “Garanhão” vai transformar a arena do Centro Cultural Povos da Amazônia em uma verdadeira tribo, apresentando os costumes e tradições dos índios amazônicos. “Nossas alegorias e cenários transportarão o público para a mata e floresta, mostrando de maneira fiel a rotina dos verdadeiros donos desta terra”, afirmou o presidente do Garanhão, Ivo Morais.
O Corre Campo vai apresentar o tema “Divina Natureza” e levará 900 brincantes para a arena. A apresentação contará com duas alegorias, medindo em média 25 metros de comprimento e 12 metros de altura.

Transmissão
A Rádio Difusora do Amazonas marca presença e transmite marcou as apresentações dos Bois de Manaus a partir das 20h. Com Elieyde Menezes e Orlando Câmara e reportagem de Fabrício Nascimento, os bois de Manaus ganharão destaque novamente na programação da emissora.
Amazonianarede-Difusora