Programação científica, reunindo pesquisadores locais e de referência nacional no aniversário da Fuam

Programação cientifica, nas comemorações aos 61 anos da Fundação Alfredo da Mata

 

Programação cientifica, nas comemorações aos 61 anos da Fundação Alfredo da Mata
Programação cientifica, nas comemorações aos 61 anos da Fundação Alfredo da Mata

Amazonas – Em comemoração aos 61 anos da Fundação Alfredo da Matta (Fuam), celebrado no próximo dia 28 de agosto, a instituição, que é vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), promoverá dois eventos científicos: a Apresentação Final de Projetos dos bolsistas 2015-2016 do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/Fuam) e a 7ª Jornada Científica da Fuam – Atualização em Hanseníase.

Os eventos serão realizados, respectivamente, nos dias 25 e 26 de agosto, no Auditório Damião Litaiff, na sede da Fuam, na avenida Codajás, o bairro Cachoeirinha, zona Sul, a partir das 8 horas.

A programação científica reunirá, em dois dias, jovens estudantes pesquisadores do Paic e profissionais experientes, de destaque nacional. A diretora de Ensino e Pesquisa da Fuam, Monica Santos, destaca que durante a Jornada serão abordados temas relevantes sobre diagnóstico e tratamento da Hanseníase, com palestrantes locais e nacionais. Dentre eles, o professor

Marco Andrey Frade, presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia e do professor Heitor Gonçalves, diretor do Centro de Dermatologia Dona Libânia, de Fortaleza, Ceará.

Iniciação Científica

Fuam, mais de 60 anos trabalhando pela saúde do povo amazonense
Fuam, mais de 60 anos trabalhando pela saúde do povo amazonense

Para as apresentações dos projetos do Paic, serão 14 bolsistas expondo os resultados de dois anos de pesquisa. Segundo a coordenadora do Programa, a médica Silmara Pennini, os temas são todos relacionados às áreas de atuação da Fuam, como a Hanseníase, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Psoríase e Câncer de Pele.

Dentre os trabalhos, sete deles são dedicados ao tema Hanseníase, principal área de atuação da Fuam, que é centro de referência para o Programa Nacional de Controle e Eliminação da Hanseníase, além de ser centro colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para controle, treinamento e pesquisa em Hanseníase para as Américas.

Temas como adaptação de calçados para pacientes com Hanseníase, estudo epidemiológico referente a 10 anos da doença e perfil clínico da Hanseníase em menores de 15 anos no Amazonas serão alguns dos temas apresentados.

Especialistas serão destaque –

Nas comemraçoes, muitas discussões técnico--cioentíficas
Nas comemorações, muitas discussões técnico-científicas

A 7ª Jornada Científica da Fuam reunirá especialistas que são destaque nacional: o professor Marco Andrey Frade, atual presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia fará um panorama sobre a realidade da Hanseníase em diferentes regiões do país.

Outro destaque nacional será o diretor do Centro de Dermatologia Dona Libânia, de Fortaleza/CE, professor Heitor de Sá Gonçalves. A instituição também é referência nacional para assistência, ensino e pesquisa em Dermatologia, em especial, para Hanseníase. Heitor Gonçalves falará sobre as novidades no diagnóstico complementar da Hanseníase, além de discutir o tema: Hanseníase neural versus diagnósticos referenciais.

O evento contará, ainda, com nomes importantes para a pesquisa na Fuam, como as médicas Maria de Fátima Maroja (reações hansênicas) e Maria da Graça Cunha (resistência medicamentosa), o médico Sinésio Talhari (Hanseníase e Aids) e os pesquisadores visitantes seniors (PVS) Maria Leide de Oliveira (recidivas em Hanseníase) e Milton Moraes (biologia molecular no diagnóstico da Hanseníase), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os eventos são gratuitos. Para as apresentações do PAIC não é necessário fazer inscrição. Já para a VII Jornada Científica da Fuam – Atualização em Hanseníase, é preciso fazer inscrição, pois as vagas são limitadas. Para isso, basta entrar em contato com a Diretoria de Ensino e Pesquisa da instituição, pelo telefone 3632-5853 ou [email protected]. A Jornada é um evento aberto a estudantes e profissionais da área da saúde.

Fuam: 61 anos de assistência à população

A Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam) é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) do Governo do Amazonas. Fundada em 28 de agosto de 1955, a instituição completa em 2016, 61 anos de história dedicada à saúde da população.

A Fuam nasceu como Dispensário de lepra, por meio de convênio entre os governos estadual e federal. O Dispensário Alfredo da Matta foi inaugurado num prédio pequeno, no bairro da Cachoeirinha, que ficou conhecido como “Casa Amarela”. O nome foi uma homenagem ao médico sanitarista Dr Alfredo da Matta, um dos pioneiros a trabalhar no controle e tratamento da doença no Amazonas.

Até metade da década de 70, doentes de Hanseníase eram trazidos para Manaus, passavam pelo Dispensário para registro e depois eram encaminhados para a Colônia Antônio Aleixo.

Fundação Alfredo da Mata, mais de 60 anos a serviço da saúde amazonense
Fundação Alfredo da Mata, mais de 60 anos a serviço da saúde amazonense

Com a desativação da Colônia, o Dispensário Alfredo da Matta tomou novos rumos. Em 1978 ampliou sua atuação para prevenção e reabilitação de deformidades causadas pela doença, intensificando o atendimento ambulatorial. Em 1982, por meio de Decreto, torna-se Centro de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta, dando assistência, além da Hanseníase, a doenças dermatológicas e sexualmente transmissíveis.

Em 1992, o Ministério da Saúde reconheceu as contribuições para a Dermatologia Sanitária  dadas pela Fuam e a credenciou como Centro de Referência Nacional para o Programa Nacional de Controle e Eliminação da Hanseníase e Outras Dermatoses de interesse sanitário.

Em 1998, por meio de Lei Estadual, passou a ser uma Fundação de Direito Público, mudando o nome para Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta. Neste ano, a Fuam também foi credenciada como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS/OPAS) para Controle, Treinamento e Pesquisa em Hanseníase para as Américas.

Amazonianarde-Secom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.