Arena da Amazônia é entregue ao Comitê Olímpico Internacional

Com algumas alterações a Arena da Amazonia, foi entregue hoje ao COI

 

Com algumas alterações a Arena da Amazonia, foi entregue hoje ao COI
Com algumas alterações a Arena da Amazônia, foi entregue hoje ao COI

Manaus, AM – Com o legado de oportunidades para o futebol local, o palco do Norte na Copa de 2014, a Arena da Amazônia, foi entregue ao Comitê Olímpico Rio 2016 nesta terça-feira (28). Agora, o estádio vai entrar em preparação para receber os jogos dos torneios de futebol, masculino e feminino, das Olimpíadas Rio 2016.

O estádio acumulou números importantes em apenas quatro meses. Foram 17 jogos realizados desde fevereiro, entre amistosos, partidas oficiais e das categorias de base. Em meio a tantos jogos, a Arena da Amazônia recebeu 163.111 mil torcedores que viram a rede balançar 58 vezes.

A previsão é que a Arena seja ‘devolvida’ para a administração local no dia 15 de agosto, dias antes do início do Campeonato Amazonense de Futebol. O primeiro grande evento do retorno será o duelo entre Brasil e Colômbia, pelas Eliminatórias da Copa, no dia 6 de setembro. Será a estreia do técnico Tite em um jogo oficial no Brasil.

Recordes de público

Pela primeira vez na história da Arena, uma semifinal de Campeonato Carioca foi realizada em Manaus. No dia 24 de abril, o estádio da Copa do Mundo recebeu rubro-negros e vascaínos que juntos formaram 44.419 torcedores e quebraram  o recorde da Arena, antes pertencido a Honduras x Suíça, que recebeu 40.322 pessoas no Mundial de 2014.

Já no último dia 24 de junho, foi a vez das meninas do Iranduba levarem ao estádio 17.322 pessoas na final da Liga Sub-20 de Futebol Feminino.

A decisão na Arena da Amazônia contra a Adeco-SP entrou para a história do futebol brasileiro, uma vez que o público registrado bateu o recorde nacional de espectadores numa competição de clubes, superando os 12.300 de Saad X Cresspom, em 2007. O Iranduba  agora é vice campeão brasileiro sub-20. Fast faz história

No dia 25 de junho, o Fast Clube consagrou-se como o primeiro campeão do futebol de base do na Arena da Amazônia. Dono da melhor campanha da competição, o Rolo Compressor conquistou o segundo título do Campeonato Amazonense de Juniores ao vencer por 4 a 1 o Penarol.

Para o final do Estadual, foi preparada uma festa inspirada nas grandes competições brasileiras, com direito a troféu estilizado, sky paper, pórticos de premiação e medalhas personalizadas.

Arena pós-Olimpíadas

Após as Olimpíadas, o cronograma de atividades da Arena da Amazônia está agitado. Na agenda, está prevista a partida entre Brasil e Colômbia no dia 6 de setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

No dia 12 de outubro, o estádio será palco de Fluminense e Flamengo. No mesmo mês do Fla-Flu, ainda está previsto o lançamento do Museu Olímpico e das visitas guiadas.

De 7 a 18 de dezembro, a Arena receberá a Copa Caixa Internacional de Futebol Feminino, que pela primeira vez será realizada na Amazônia, com a presença da seleção de Marta, Cristiane & cia e de outras três nações, por determinar.

Segundo o gestor Thiago Durante, também há negociação para a Arena receber três shows e alguns eventos empresariais em seus setores, justificando a condição de multiuso.

 

Amazonianarede-Rede Amazonica

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.