
Manaus – A caminhada reuniu estudantes do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire, situado no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Com faixas e cartazes, os jovens chamaram a atenção da sociedade para o perigo das drogas e a prevenção e o combate ao uso de entorpecentes.
A ação marcou o início da “Semana Estadual de Prevenção Contra as Drogas”.
De acordo com o secretário executivo de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, José Nildo Gaspar de Melo, atualmente, a zona Leste de Manaus é uma das regiões mais violentas da cidade, com média de ao menos sete homicídios registrados a cada semana. Quase 100% das mortes estão relacionadas ao tráfico de drogas.
Para o técnico da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA) e especialista em álcool e drogas Jailson Barbosa, é importante diferenciar o vício do usuário de suas causas e efeitos.
Um bom exemplo no combate e prevenção às drogas são os projetos sociais ligados ao esporte, como o criado pelo autônomo Domingos Lopes, que há mais de 15 anos mantém uma escolinha de futebol. Segundo ele, o ‘Flamenguinho’ mantém as crianças na prática do esporte e as afasta do mundo das drogas.
Aluno da escolinha de futebol ‘Flamenguinho’, quando criança, Jailson Dantas é hoje policial militar e é um guardião da sociedade na prevenção e combate ao tráfico de entorpecentes.
Iniciada nesta segunda-feira (22) e promovida pelo Governo do Estado, a Semana Estadual de Prevenção às Drogas segue até o próxima sexta-feira (26).
Toda a programação será realizada no bairro Jorge Teixeira.
Amazonianarede