
Brasília – O número de pessoas que estão acima do peso no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Mais de 52% dos brasileiros estão com excesso de peso. É o que revela um estudo do Ministério da Saúde. Há 9 anos, o índice era de 43%.
A aposentada Maria de Lourdes Mendes se encaixa neste perfil. Aos 60 anos de idade, o peso recomendado seria 70 quilos, mas hoje ela já está nos 85.
Ela conta que a briga com a balança é antiga e é resultado do sedentarismo e dos abusos da boa comida mineira. Mas hoje a maior preocupação dela é com o diabetes desenvolvido ao longo do tempo.
Sonora: “Eu lutei com tudo isso. Eu já fui a endocrinologista, nutróloga, já coloquei balão e a conclusão que cheguei é uma só mudar os hábitos alimentares e praticar atividades físicas. É o que melhora,…é o que estou conseguindo agora.”
O levantamento mostra que o excesso de peso é maior entre os homens e entre a população de 35 a 64 anos. Além disso, quanto menor a escolaridade, maior o índice de pessoas acima do peso.
Já em relação às capitais onde o problema é mais frequente, Manaus aparece na frente, seguida de Porto Velho e Fortaleza. Já São Luís é a capital com o menor percentual.
Por outro lado, também aumentou a quantidade de brasileiros que fazem atividade física no tempo livre. No ano passado, 35% dos adultos disseram que praticam exercícios. Em 6 anos, o índice cresceu 5 pontos percentuais.
Para o ministro da Saúde, Artur Chioro, há razões para comemorar, já que o número de brasileiros ativos cresceu, mas é preciso cuidar da balança.
Sonora” Se não tivéssemos esse aumento importante na atividade física e ao mesmo tempo impactos significativos numa alimentação mais saudável, nós provavelmente teríamos uma carga de obesidade e sobrepeso muito significativa. Seguindo a tendência mundial”.
Já a obesidade se manteve estável nos últimos 3 anos. Segundo a pesquisa, 17% dos brasileiros são obesos. A taxa preocupa, pois o problema é fator de risco para doenças crônicas como as do coração, hipertensão e diabetes.
Amazonianarede-EBC