Manaus – Cerca de 180 prisões e detenções foram registradas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) no último final de semana, de sexta a domingo, como resultado do policiamento ostensivo da Polícia Militar, em todas as zonas de Manaus.
A maior parte das prisões envolve casos de tráfico de drogas, roubo, furtos e lesões corporais, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Dentre as prisões está a quadrilha suspeita de fazer vários assaltos no bairro Alvorada, zona centro-sul, realizada por policiais da 10ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). A prisão ocorreu durante patrulhamento de rotina na rua J, no bairro Alvorada 2, quando os policiais foram informados por moradores de que um grupo armado fazia diversos assaltos.
No Conjunto Nova Floresta, no bairro Tancredo Neves, zona leste, policiais da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), receberam a denúncia de que na rua Ametista um jovem de 18 anos estava vendendo drogas, e efetuaram a prisão de Lucas Farias da Silva.Ele foi encaminhado para o 14ª Distrito Integrado de Polícia (14ºDIP).
Ainda na madrugada de domingo, Francisco Almeida Neto, 20 anos, foi preso por policiais da 15ª Cicom após ser flagrado com uma arma de fogo, uma pistola de calibre 22, na avenida Margarita, Nova Cidade, zona Norte. Ele foi conduzido para o 15º DIP para o procedimento de flagrante.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital, a maior parte das prisões realizadas pelos policiais militares ocorre durante rondas de rotina que são realizadas e ainda quando o 190 é acionado. “No final de semana, o Ciops registra aumento de prisões e detenções, inclusive de casos comuns do período, como de motoristas que dirigem sob efeito de bebidas alcoolicas e pertubação do sossego público”, disse.
Vital destacou a operação Manaus Segura que também é realizada e todas as zonas de Manaus aumento a presença de policiais em pontos estratégicos como forma de coibir furtos, roubos e o tráfico de drogas. Ele explicou que entre as prisões estão os crimes considerados de Menor Potencial, quando os suspeitos são liberados após assinarem o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
O comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Eliezio Almeida, ressaltou que as ações da PM visam aumentar a sensação de segurança da população. Ele destacou a prisão de18 suspeitos por roubo e furto e ainda a apreensão de 19 menores de 18 anos, envolvidos com roubo, furto e tráfico. “Graças ao trabalho ostensivo, a polícia efetuou a prisão de criminosos que estavam atuando em roubos, furtos e tráfico de drogas”, disse o comandante.
Fonte: Ascom