Prefeitura está concluindo obra da ponte do Conjunto Augusto Montenegro

A antiga ponte desabou no último dia 9 de maio
A antiga ponte desabou no último dia 9 de maio

A Prefeitura de Manaus está concluindo a obra da ponte que liga o Conjunto Augusto Montenegro ao bairro Lírio do Vale, na zona Oeste da cidade. Com a conclusão da nova estrutura, construída por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), devolve-se aos moradores da área o acesso permanente, com opções de entrada e saída. A antiga ponte desabou no último dia 9 de maio após forte chuva.

A obra começou há três meses e está agora em fase de acabamento, restando apenas a pavimentação asfáltica e a instalação de postes de iluminação. “A infraestrutura e mesoestrutura (parte do meio da obra, que é feita por pilares e estruturas metálicas) estão prontas. Estamos trabalhando agora na super estrutura que é a concretagem total do tabuleiro, a pavimentação e o acabamento”, disse o diretor de Engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Nelson.

A nova estrutura é feita em concreto pré-moldado, toda em cimento, mais alta e mais larga. “Ela possui dois encontros apenas e nesses dois encontros existe um vão por baixo com vigas de concreto pré-moldado em cima. Retificamos o canal embaixo da ponte para dar vazão ao igarapé”, explica o diretor de Engenharia.

Com base no estudo realizado pelo setor de engenharia da Seminf,a altura do encabeçamento da ponte teve que ser aumentada para se adequar a nova estrutura da pista. Além disso, a ponte ficou cinco vezes maior, totalizando 25,60m. Com isso, o igarapé que corre por debaixo da ponte não ficará estrangulado, considerando a subida dos rios em tempos de chuva e, assim, evitando que as águas invadam as casas.

Nas laterais da ponte há calçadas com passeio de 1,5 metros de largura para pedestres, com guarda-corpo. A iluminação do local foi reforçada com a implantação de mais dois pontos de iluminação com braço de três metros e luz de 150 watts.

Além da implantação da nova estrutura da ponte, outros reparos serão realizados no conjunto. Serviços de drenagem profunda para facilitar o escoamento das águas da chuva e solucionar os problemas com alagamentos no local, recuperação de bueiros e meio-fio estão no cronograma de obras.

“Nós estamos cientes e já estamos trabalhando para regularizar a situação que os moradores enfrentam aqui no conjunto sempre que chove. Por isso, estamos realizando serviços de drenagem profunda no local com a implantação de tubulações de concreto para dar vazão à água e, assim, solucionar o problema desta comunidade”, disse o secretário da Seminf, Luís Borges.

A casa do comerciante Marco Antônio, a primeira após a ponte, era a que mais alagava quando chovia. “A antiga ponte era mais baixa, quase no nível do igarapé. Então, com qualquer chuva, as águas entravam na minha casa e era horrível. Agora não. Essa ponte que construíram é bem mais alta e resolveu meu problema”, disse o morador.

Assim que a ponte desabou, no último mês de maio, a prefeitura agiu imediatamente com ações emergenciais e a criação de uma rota alternativa, passando por dentro do cemitério Nossa Senhora Aparecida. Uma ponte provisória também foi construída, entre as ruas Clorita e Marginal 2. Segundo o secretário Borges, a ponte alternativa que foi construída para permitir o acesso ao conjunto se tornará permanente e com isso, os moradores passarão a ter as duas vias como opção de entrada e saída.

“Foi uma reivindicação que os moradores fizeram e que o prefeito Arthur Virgílio Neto vai atender. A ponte alternativa construída em caráter emergencial passará por melhorias e se tornará um acesso permanente aos moradores do Conjunto Augusto Montenegro”, finalizou Borges.

Fonte: Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.