
A Prefeitura de Manaus vai começar a implantar Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) na zona rural da capital. O projeto, que já foi desenvolvido na zona urbana, tem a frente a equipe técnica da Defesa Civil Municipal em parceria com acadêmicos do grupo Alfa, um projeto de extensão do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que desenvolve atividades relacionadas a primeiros-socorros e prevenção de acidentes.
Membros do Gaviam, grupo voluntário civil que presta serviço especializado a pessoas que estejam em situações de vulnerabilidade, risco social ou pessoal, também estão envolvidos nos Nupdecs.
A implantação dos núcleos vai contar com a presença de profissionais nas comunidades ministrando cursos de primeiros-socorros, educação ambiental, reconhecimento de área de risco, entre outros assuntos. A primeira comunidade a receber os profissionais será São João do Tupé, uma das áreas afetadas durante a cheia e onde serão capacitados 50 moradores voluntários como agentes comunitários de Defesa Civil.
A proposta é que em caso de necessidade, estes comunitários sejam os primeiros a prestarem atendimento antes da chegada de um especialista da Defesa Civil. O curso está programado para começar em setembro.
Em Manaus, o Nupdec foi implantado em 2013. Cerca de 70 pessoas foram capacitadas no Jorge Teixeira 1, 2, 3 e 4, João Paulo 1 e 2, Bairro Novo, Comunidade Álvaro Vale, Nossa Senhora de Fátima, Nova Cidade, Campo Dourado, Cidade de Deus, Cidade Nova, Terra Nova, Monte das Oliveiras, Tarumã, Parque das Garças 1 e 2, Raio do Sol, Conjunto Cidadão 12, Alfredo Nascimento, Mauazinho 1, 2, Jardim Mauá, Parque Mauá, Vila da Felicidade, Colônia Antônio Aleixo, Comunidade Buriti, Bairro da Fé, Comunidade Nova Esperança e Beira Rio.
Fonte: Semcom