Prefeitura leva Boi Manaus aos Shoppings

(Reportagem: Carla Albuquerque e Andrea Renda)

A Prefeitura de Manaus já começou a movimentar os espaços da cidade com o Boi Manaus, que este ano acontece nos dias 25 e 26 de outubro no Sambódromo para comemorar os 344 anos da cidade.

Depois de uma grande festa de abertura no Parque dos Bilhares, nesta quarta-feira, 16, foi a vez dos shoppings receberem os artistas de boi, em eventos coordenados pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Este ano a Prefeitura adotou um formato diferente para o boi Manaus, com os circuitos bairros, shoppings e Bilhares.

As apresentações ocorreram simultaneamente no Amazonas Shopping, na zona centro-sul, e no Uai Shopping, na Alameda Cosme Ferreira, na zona leste, onde foram montados pontos de vendas de Tururis. Mas não foram somente os frequentadores dos centros de compras que puderam conferir o swing do dois pra lá dois pra cá. Quem foi ao Parque dos Bilhares, também pode conferir um pouco do que vai ser apresentado nos dois dias de festa no Sambódromo. A programação segue até o próximo dia 21.

No Uai Shopping, o Canto da Mata foi quem agitou os frequentadores. Já no Amazonas Shopping, a animação ficou por conta de Zezinho Correa e Banda Carrapicho. O vocalista da banda destacou a importância da realização dos circuitos nos shoppings e também nos bairros da cidade.

“Essa uma iniciativa louvável do prefeito Arthur Virgílio Neto e também da Manauscult. Eles estão trabalhando no resgate do Boi Manaus ao mesmo tempo em que proporcionam às pessoas que moram em bairros distantes a oportunidade de conhecer um pouco mais dessa cultura e também festejar o aniversário da nossa cidade”, destacou.

Quem aproveitou para curtir o circuito shoppings foi a aposentada Santa Clara, 75. Ela que é manauara, mas mora no Rio de Janeiro, voltou à cidade para comemorar o aniversário de casamento da sobrinha e também festejar o aniversário de Manaus. A aposentada afirmou ser fã da Banda Carrapicho e elogiou a iniciativa da prefeitura em aproximar os artistas do público. “Eu só tenho a elogiar a iniciativa do prefeito. Isso só demonstra a preocupação em enaltecer nossa cultura”, comentou.

A universitária Ariane Arcos, 26, também aprovou a ida do Boi Manaus aos Shoppings e bairros da cidade. Ela disse que vai prestigiar a festa em comemoração ao aniversário da cidade, no Sambódromo, mas não encontrava tempo para ir comprar seu Tururi. “Fui informada, por uma amiga, que aqui havia uma lojinha. Aproveitei uma folga na faculdade para vir escolher meu Tururi’, afirmou.

Bilhares

Quatro atrações agitaram a Praça da Fogueira na noite desta quarta-feira: Corre Campo, Gaspar Medeiros, César Pinheiro e P.A Chaves, que se destacou em um show surpreendente. P.A utilizou novidades na sonorização e nos efeitos pirotécnicos chamando a atenção do público presente e animando ainda mais a festa. “Ele é bom no palco, interage com a gente e dá um show mesmo”, disse a estudante Sheila Martins, 17.

De acordo com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que coordena os Circuitos nos Bairros, nos Bilhares e nos Shoppings, P.A estaria em apenas em dos bairros, mas se revelou durante a apresentação e foi convidado a subir no palco também no Parque do Bilhares na noite desta quarta-feira. Para ele uma ótima surpresa e o reconhecimento do público. “Eu estou muito feliz com o resultado do trabalho este ano. Tenho me empenhado para levar o melhor para os fãs e para aqueles que estão me conhecendo agora”, disse o cantor.

Tururis

Nas barracas de tururis o movimento cresce a cada dia. Aqueles que prestigiam os shows também aproveitam para comprar a indumentária. O levantador de toadas Leonardo Castelo disse que as vendas estavam boas e espera esgotar os estoque de tururis. “Para esses dois dias vendemos bem, temos que trabalhar mais ainda para não sobrar nada no estoque”, disse o cantor.

Barracas dos outros 38 artistas que fazem parte do Boi Manaus 2013 também estão montadas a esperas dos fãs. Entre eles Carlinhos do Boi, Klinger Araújo, Arlindo Junior, Tony Medeiros, Carlos Batata, Renato Freitas Robson Junior, Israel Paulaim, Prince do Boi, Sebastião Junior, David Assayag, Junior Paulaim.

O diretor de Cultura da Manauscult, Zezinho Cardoso, que acompanha de perto os circuitos, está satisfeito com o resultado dos últimos dias dos eventos. “Temos espaços lotados pelo público que comparece em massa a cada dia. Uma prova de que o novo formato – a descentralização das feiras e apresentações é bem aceito pela população”, ressalta o diretor.

Mais circuito

A programação dos Esquentas continua hoje, tanto nos shoppings, quanto no Parque dos Bilhares, onde o público por aproveitar para comprar o Tururi a partir de R$ 15. Os shows começam sempre às 19h. Quem vai se apresentar no Amazonas Shopping é o levantador de toadas Sebastião Junior. Já no Uai Shopping a animação fica por conta de Edilson da Mata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.