Começa nesta segunda-feira a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o HPV no interior

(Foto: Roberto Carlos – Agecom)

Começa nesta segunda-feira (14 de outubro) e vai até o dia 30 deste mês, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o HPV, no interior do Estado.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, informa que a segunda etapa da campanha seguirá o mesmo processo adotado na aplicação da primeira dose, com as equipes indo inicialmente nas escolas, nas áreas urbanas e rurais do interior.

Mas também possibilitará que as meninas não matriculadas possam receber a segunda dose em unidades de referência da Atenção Básica, definidas pelas próprias prefeituras.

A campanha, realizada pelo Governo do Estado, tem como público-alvo as meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, que já receberam a primeira dose. A vacinação ocorre em três etapas, necessárias para completar o esquema de imunização. A primeira foi realizada no período de 10 a 30 de agosto. A terceira será em fevereiro de 2014. Em Manaus, o processo de imunização segue calendário específico, coordenado pela Prefeitura.

O trabalho todo é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e secretarias municipais de saúde e educação. A ação também conta com o empenho e apoio pessoal da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Aziz.

Nesta segunda etapa da campanha, o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, alerta para a importância do comparecimento de todas as meninas que receberam a primeira dose da vacina. Ele ressalta que não será preciso mais apresentar o formulário de autorização dos pais. Basta que levem o cartão de vacinação, mostrando que receberam a primeira dose.

Pioneirismo – O Amazonas foi o primeiro Estado da federação a implantar o Programa de Imunização contra o Papilomavirus Humano (HPV), oferecendo a vacina, gratuitamente, na rede pública estadual de saúde. A medida, anunciada pelo governador Omar Aziz, faz parte das ações de enfrentamento e prevenção ao câncer do colo do útero, desenvolvidas pelo Estado. Este tipo de câncer – que tem uma alta taxa de incidência no Amazonas – está relacionado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV. O vírus é responsável por mais de 90% dos casos de câncer de colo uterino no mundo. No Amazonas, este tipo de câncer é o que mais atinge as mulheres.

O investimento do Governo do Estado para a realização da campanha é de aproximadamente R$ 15,2 milhões, sendo R$ 12,2 milhões para aquisição das vacinas e o restante para aplicação na logística, material de consumo e material educativo.

Importância da imunização – Segundo a ginecologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Mônica Bandeira, o câncer de colo de útero é o único que possui vacina e é 100% prevenível. A especialista orienta na identificação da doença, explicando que o aparecimento de verrugas genitais é extremamente comum. Contudo, é a forma inofensiva do vírus HPV, não causando o câncer.

“Esta forma da doença é tratada com cauterização. O mais importante, contudo, é a forma invisível do HPV, detectada por meio do Papanicolau e da colposcopia (exame realizado apenas por ginecologista com o auxílio de um binóculo especial).

Neste momento, é fundamental a intervenção de um especialista para que as inflamações pré-cancerosas não evoluam para um câncer avançado no colo uterino”, alerta. A médica ressalta que a visita ao ginecologista uma vez ao ano é de fundamental importância para a saúde da mulher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.