
Imagens do sequestro do casal correram o mundo e se tornaram um dos registros mais marcantes do ataque
Israel- O reencontro entre Noa Argamani e Avinatan Or nesta segunda-feira (13) marcou o fim de uma separação que começou no ataque do grupo terrorista Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023. Os dois estavam entre as vítimas sequestradas pelo grupo durante a invasão e se tornaram símbolo da tragédia que atingiu o país.
A foto do reencontro foi divulgada pelas Forças de Defesa de Israel no X, com a legenda “Noa Argamani e Avinatan Or juntos de novo finalmente”.
Avinatan, de 32 anos, foi libertado como um dos últimos 20 reféns vivos incluídos no acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas. Noa, que havia sido resgatada em junho de 2024, foi uma das quatro pessoas encontradas com vida pelas forças israelenses durante uma incursão em Gaza.
As imagens do sequestro do casal, feitas durante o festival de música Nova, correram o mundo e se tornaram um dos registros mais marcantes do ataque. O vídeo mostrava Noa sendo levada em uma moto por terroristas armados, enquanto gritava por socorro. Ela tentava alcançar Avinatan, que era agredido e levado em outra direção pelos sequestradores.
Durante os meses de cativeiro, Noa completou 26 anos e teve uma prova de vida divulgada pelo Hamas. No vídeo, ela pedia que Israel interrompesse os bombardeios em Gaza. A mãe, Liora Argamani, de origem chinesa e com uma doença terminal, chegou a apelar publicamente para que a filha fosse libertada.
Após o resgate, Noa passou a pedir pela libertação dos reféns que permaneceram em Gaza. Em fevereiro deste ano, falou à ONU sobre os meses de cárcere e descreveu o momento em que sobreviveu a um bombardeio. “Eu não conseguia me mover, não conseguia respirar. Pensei que seriam os últimos segundos da minha vida. Estar aqui com vocês hoje é um milagre”, afirmou.
O engenheiro Avinatan nasceu na colônia de Shilo, na Cisjordânia ocupada, e também possui nacionalidade britânica. Antes do sequestro, planejava viver com Noa em Beersheva, no sul de Israel.
Além de Avinatan, outros reféns foram soltos na atual fase do acordo mediado com o Hamas, que prevê também a entrega dos corpos de 28 israelenses mortos e a libertação de prisioneiros palestinos.
amazonianarede
Do R7 Portal d24am