Bebê nasce com tumor que ocupa metade do corpo e é salvo por cirurgia

Bebe nasce d24am 1024x580
(Foto: Divulgação/Hospital Bambino Gesù) Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/mundo/bebe-nasce-com-tumor-que-ocupa-metade-do-corpo-e-e-salvo-por-cirurgia/

Rápida reação da equipe médica foi decisiva para o sucesso da operação; recém-nascida respira sozinha e deve receber alta

Itália- Uma bebê prematura de 30 semanas, que nasceu com um tumor equivalente à metade do seu peso corporal, foi salva após uma cirurgia em Roma, na Itália. O teratoma pesava cerca de 800 gramas, enquanto a recém-nascida tinha 1,9 kg, com peso real de 1,1 kg sem a massa. O procedimento foi realizado minutos após o parto no Hospital Infantil Bambino Gesù.

O quadro clínico exigiu um trabalho conjunto entre o Bambino Gesù e o Hospital San Pietro Fatebenefratelli. Duas semanas antes do nascimento, na 28ª semana de gestação, especialistas realizaram uma cirurgia intrauterina minimamente invasiva para coagular os vasos sanguíneos do tumor. O procedimento, guiado por ultrassom e realizado com laser, reduziu o fluxo sanguíneo para a massa e permitiu prolongar a gestação por mais duas semanas.

Logo após o nascimento, a recém-nascida foi submetida a uma cirurgia de três horas para remover completamente o teratoma e reconstruir a região. O procedimento preservou estruturas vitais, como reto e nervos que controlam a bexiga e o cólon.

Segundo os médicos, o tempo de reação da equipe foi decisivo para o sucesso da operação. A intervenção evitou que o tumor causasse insuficiência cardíaca fetal, condição que poderia levar a um parto extremamente prematuro ou morte intrauterina.

Hoje, a bebê respira sozinha, alimenta-se pela boca e se prepara para receber alta. Ela seguirá em acompanhamento cirúrgico e oncológico com exames periódicos. O Hospital Bambino Gesù trata de quatro a cinco casos de teratoma sacrococcígeo por ano, condição que afeta cerca de um em cada 40 mil nascidos vivos.

amazonianarede
Do R7 Portal d24am

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.