
Morcegos são conhecidos por abrigar diversos tipos de coronavírus, que podem ser transmitidos a humanos
China – Pesquisadores identificaram um novo coronavírus, denominado HKU5-CoV-2, em morcegos na China. Um estudo recente publicado na revista Cell, juntamente com um artigo complementar na Nature, revelou que esse vírus utiliza o mesmo receptor celular que o Sars-CoV-2, agente causador da Covid-19.
Os especialistas indicam que essa característica poderia facilitar a infecção em humanos, embora considerem improvável, no momento, o risco de uma nova pandemia.
Morcegos são conhecidos por abrigar diversos tipos de coronavírus, que podem ser transmitidos a humanos por meio de hospedeiros intermediários. Casos anteriores incluem o Sars-CoV-2 e o vírus causador da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).
O HKU5-CoV-2 tem a capacidade de invadir células por meio da proteína ACE-2, presente em várias espécies, incluindo humanos. Embora consiga infectar células humanas em laboratório, principalmente nas vias aéreas e no trato intestinal, sua eficiência é inferior à do Sars-CoV-2.
Esper Kallás, infectologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), destaca que o estudo identificou mais um coronavírus com potencial de adaptação ao organismo humano.
A particularidade desse vírus é que, diferentemente de outros coronavírus semelhantes que utilizam o receptor DPP4, ele se liga ao receptor ACE-2, assim como o Sars-CoV-2.
“A estrutura molecular na superfície se assemelha à do coronavírus NL63, que causa resfriados comuns”, explica Kallás. Ele ressalta a importância do monitoramento contínuo desses vírus devido ao seu potencial pandêmico.
amazonianarede
Da Redação Portal d24am