HKU5-CoV-2: novo coronavírus é identificado em morcegos na China

(Foto: Freepik / wirestock) Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/mundo/hku5-cov-2-novo-coronavirus-e-identificado-em-morcegos-na-china/

Morcegos são conhecidos por abrigar diversos tipos de coronavírus, que podem ser transmitidos a humanos

China – Pesquisadores identificaram um novo coronavírus, denominado HKU5-CoV-2, em morcegos na China. Um estudo recente publicado na revista Cell, juntamente com um artigo complementar na Nature, revelou que esse vírus utiliza o mesmo receptor celular que o Sars-CoV-2, agente causador da Covid-19.

Os especialistas indicam que essa característica poderia facilitar a infecção em humanos, embora considerem improvável, no momento, o risco de uma nova pandemia.

Morcegos são conhecidos por abrigar diversos tipos de coronavírus, que podem ser transmitidos a humanos por meio de hospedeiros intermediários. Casos anteriores incluem o Sars-CoV-2 e o vírus causador da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).

O HKU5-CoV-2 tem a capacidade de invadir células por meio da proteína ACE-2, presente em várias espécies, incluindo humanos. Embora consiga infectar células humanas em laboratório, principalmente nas vias aéreas e no trato intestinal, sua eficiência é inferior à do Sars-CoV-2.

Esper Kallás, infectologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), destaca que o estudo identificou mais um coronavírus com potencial de adaptação ao organismo humano.

A particularidade desse vírus é que, diferentemente de outros coronavírus semelhantes que utilizam o receptor DPP4, ele se liga ao receptor ACE-2, assim como o Sars-CoV-2.

“A estrutura molecular na superfície se assemelha à do coronavírus NL63, que causa resfriados comuns”, explica Kallás. Ele ressalta a importância do monitoramento contínuo desses vírus devido ao seu potencial pandêmico.

amazonianarede
Da Redação Portal d24am

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.