Iniciativa visa a integrar diversos órgãos regionais com atuação direta nas áreas de Auditoria e Controle Interno. Adesão ocorreu durante o primeiro Simpósio de Controle Interno – Auditcamp Amazônia.
Manaus, AM – O auditor-chefe da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Damon Gonçalves, participou nesta quinta-feira (6), acompanhado de técnicos da Auditoria Interna da autarquia, do evento “Simpósio de Controle Interno – Auditcamp Amazônia”, organizado pela Auditoria Interna do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM).
O simpósio, considerado pioneiro por ser o primeiro encontro regional dos órgãos de controle interno, teve o objetivo de estabelecer uma agenda positiva entre as diversas entidades que compõem o sistema de controle interno da administração pública amazonense nas instâncias municipal, estadual e federal, promovendo intercâmbio de conhecimentos, informações e boas práticas nos temas de governança, gestão de riscos, integridade, auditoria, combate à corrupção e excelência da gestão.
Ingresso da Suframa
Além de ser convidado a compor a mesa de autoridades na solenidade de abertura do evento, Gonçalves também assinou o documento que oficializa o ingresso da Suframa na Comunidade Interativa de Controles Internos da Amazônia, que será integrada por diversos órgãos regionais com atuação direta nas áreas de Auditoria e Controle Interno.
Em seu pronunciamento, o auditor-chefe da Suframa – nomeado recentemente por meio da portaria nº 400, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 27 de maio – destacou que a intenção é fazer um trabalho de auditoria interno que fortaleça as instituições e que possa conferir credibilidade e confiabilidade aos gestores.
“Não conseguimos fazer nada sozinhos, precisamos trabalhar uma gestão conjunta com seriedade, autonomia e independência. Precisamos, portanto, da ajuda de todos: executores, gestores e auditores internos”, afirmou.
Ele elogiou a programação do evento e disse acreditar que a criação da Comunidade Interativa de Controles Internos poderá ser o início de uma grande revolução no campo da Auditoria na região. “É um evento pioneiro, com a discussão de temas relevantes e que nos trará uma rica troca de experiências ao longo do dia. A Suframa está aqui para contribuir nesse processo”, complementou.
Programação
Após a solenidade de criação da Comunidade, o simpósio contou com a realização de palestras diversas proferidas por profissionais da Prefeitura Municipal de Manaus, INSS, Controladoria-Geral da União e Ministério Público de Contas, entre outros órgãos, nos temas de Controle Interno, Gestão de Riscos, Integridade e Governança, Planejamento de Auditoria (PPAINSS) e Combate à Corrupção.
Amazoninarede-Suframa
uframa ingressa na Comunidade Interativa de Controles Internos da Amazônia