Manaus – O Programa Ronda no Bairro registrou elevado grau de satisfação na cidade de Manaus, conforme os dados da pesquisa divulgada na manhã desta terça-feira, 30 de outubro, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que avaliou a opinião de 346 moradores referente ao atendimento e infraestrutura dos 19 Distritos Integrados de Polícia (DIPs) das zonas norte, leste e centro-sul.
Os dados foram apresentados durante a solenidade de premiação de 55 policiais que atuam na zona norte da capital, na Escola de Tempo Integral Professora Josefina de Melo, no bairro Colônia Japonesa. O evento contou com a presença da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, que parabenizou o trabalho do programa.
“Este é o resultado do compromisso destes profissionais com as famílias amazonenses, na proteção de nossos bairros e comunidades. E este resultado o governador Omar Aziz e eu respeitamos e aplaudimos”, comentou a primeira-dama, que esteve ao lado das crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do Governo do Amazonas, do qual é Embaixadora.
Satisfação
A pesquisa, realizada a cada dois meses pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e SSP, mede o nível de satisfação da população com os serviços prestados pelas polícias Militar e Civil em critérios de cortesia, respeito, produtividade e avaliando ainda itens relacionados à estrutura dos prédios dos DIP.
Em média, a satisfação dos cidadãos de Manaus é de 91%, aponta a pesquisa na avaliação de 346 pessoas ouvidas em julho e agosto nas três zonas. No geral, 95% consideram o atendimento satisfatório, 90% disseram que foram atendidos em tempo hábil e sem demora (até 11 minutos, em média), 87% afirmaram ter encontrado respostas às suas necessidades e 94% avaliaram como excelente a estrutura dos DIP construídos pelo Governo do Estado.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que a pesquisa norteia a política pública de segurança do Governo do Estado, por intermédio do Ronda no Bairro. “Por esse estudo, o cidadão diz para a SSP o que está funcionando bem e o que temos de melhorar. E dessa participação dos moradores não abrimos mão porque não nos interessam apenas as estatísticas, os números. A pesquisa traz aquilo que o governador Omar Aziz pensou para o Ronda no Bairro, que é a proximidade da polícia com as comunidades”, disse.
Dinâmica da pesquisa
Nos meses de julho e agosto, a pesquisa da SSP e Seplan ouviu 346 pessoas atendidas nos DIPs das zonas norte, leste e centro-sul, onde moram aproximadamente 1 milhão e 100 mil habitantes. A maior parte dos entrevistados foi na zona norte (71%), onde o Ronda no Bairro opera desde 16 de fevereiro. O objetivo foi aferir como o cidadão avalia o atendimento nos DIPs, que são novos e oferecem os serviços das polícias Civil e Militar em um único prédio.
O item Cortesia e Respeito avaliou o grau de satisfação da pessoa atendida no registro de uma ocorrência na delegacia do DIP. Nas três zonas, 94% consideraram o atendimento ótimo e bom.
A pesquisa perguntou “se o atendimento foi em tempo hábil e sem demora”, “qual foi o tempo de duração do atendimento” e “se encontrou respostas às suas necessidades” para o item Produtividade e Bons Serviços. Como resposta, 90% dos entrevistados viram como rápido o tempo de atendimento. Os demais 10% atribuíram a demora (além de 11 minutos) à internet ineficiente e com seguidas quedas da conexão.
O campo Infraestrutura da pesquisa pretendeu saber como o cidadão se sentia na delegacia durante o atendimento quanto à agradabilidade, limpeza e adequabilidade do ambiente. Tirando pequenas reclamações quanto à temperatura do ar-condicionado e da água do bebedouro, 94% dos entrevistados aprovaram a estrutura física dos DIP.
Para o secretário-adjunto do Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares, a integração das duas polícias em uma única estrutura permitiu melhorar o atendimento à população. “O programa não trouxe apenas o benefício do policiamento preventivo e constante nas ruas, mas também no atendimento geral da população nas nossas unidades integradas, com estrutura de excelente padrão”, disse.