Brasília – Foi divulgado ontem pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) um relatório detalhado sobre a Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, com dados coletados ano passado e mostra de forma detalhada as várias formas de violências que vem sendo praticadas no Brasil contra as comunidades indígenas.
A apresentação será às 9h30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. Em comunicado, o Cimi destaca que o relatório abrange dados relacionados ao aumento de assassinatos de indígenas nos últimos dez anos, o colapso da saúde, os suicídios e a baixa execução orçamentária, entre outros.
“Queremos demonstrar em números o que acontece na prática e tem motivado a mobilização dos povos indígenas em busca de seus direitos, de suas terras. Nossa intenção é revelar o ciclo da violência, mostrando que ela é um processo”, ressaltou, no comunicado, o secretário executivo do Cimi, Cleber Buzatto.
A pesquisa inclui ainda dados sobre conflitos de terra, violências praticadas contra o patrimônio e povos em situação de isolamento, violências por omissão do Poder Público e violências praticadas por particulares ou agentes públicos.
(Amazonianarede – Agência Brasil)