Procon/Manaus realiza fiscalização em lojas para Dia das Crianças

Fiscalização iniciou nesta quinta (5) em vários pontos de Manaus (Foto: Anne Caroline Guedes/Procon Manaus)

Manaus, AM – A exemplo de anos passados, a Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) iniciou, nesta quinta-feira (5), uma operação que pretende fiscalizar os estabelecimentos comerciais de Manaus para o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. Segundo o órgão, a ação é realizada para verificar a qualidade e procedência do que é vendido nas lojas.

O objetivo da ‘Operação Brinquedo’, de acordo com o Procon, é verificar se os estabelecimentos estão cumprindo pontos importantes em relação ao cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Dentre alguns pontos que estão sendo fiscalizados, o órgão destaca a afixação dos preços nos produtos, a exposição clara e objetiva da forma de pagamento e informações obrigatórias nas embalagens dos brinquedos, como faixa etária, certificado do Inmetro, instruções de uso e identificação fiscal do fabricante ou fornecedor.

Será verificado, ainda, se cada estabelecimento possui o exemplar do CDC e se o número do Procon está exposto de forma visível.

A ouvidoria dá, ainda, algumas dicas para quem for comprar brinquedos nesse Dia das Crianças. A primeira orientação é para que antes de comprar o produto, o consumidor pesquise preços, formas de pagamento e taxas de juros cuidadosamente, já que existe muita variação de um estabelecimento para o outro.

O Procon orienta que o consumidor leia todas as informações sobre os brinquedos, inclusive o manual de instruções, que deve vir em português para facilitar a compreensão. Ao efetuar a compra, é recomendado pedir a nota, cupom fiscal ou tíquete de caixa. Deve ser observada ainda a política de troca do estabelecimento.

Para qualquer tipo de denúncia, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Municipal pelo telefone 0800 092 0111 ou WhatsApp 98856-3331. O órgão fica localizado na rua Afonso Pena, 38, no bairro Praça 14 de Janeiro, com atendimento das 8h às 17h.

Amazonianarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.