Manaus, AM – A exemplo de anos passados, a Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) iniciou, nesta quinta-feira (5), uma operação que pretende fiscalizar os estabelecimentos comerciais de Manaus para o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. Segundo o órgão, a ação é realizada para verificar a qualidade e procedência do que é vendido nas lojas.
O objetivo da ‘Operação Brinquedo’, de acordo com o Procon, é verificar se os estabelecimentos estão cumprindo pontos importantes em relação ao cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Dentre alguns pontos que estão sendo fiscalizados, o órgão destaca a afixação dos preços nos produtos, a exposição clara e objetiva da forma de pagamento e informações obrigatórias nas embalagens dos brinquedos, como faixa etária, certificado do Inmetro, instruções de uso e identificação fiscal do fabricante ou fornecedor.
Será verificado, ainda, se cada estabelecimento possui o exemplar do CDC e se o número do Procon está exposto de forma visível.
A ouvidoria dá, ainda, algumas dicas para quem for comprar brinquedos nesse Dia das Crianças. A primeira orientação é para que antes de comprar o produto, o consumidor pesquise preços, formas de pagamento e taxas de juros cuidadosamente, já que existe muita variação de um estabelecimento para o outro.
O Procon orienta que o consumidor leia todas as informações sobre os brinquedos, inclusive o manual de instruções, que deve vir em português para facilitar a compreensão. Ao efetuar a compra, é recomendado pedir a nota, cupom fiscal ou tíquete de caixa. Deve ser observada ainda a política de troca do estabelecimento.
Para qualquer tipo de denúncia, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Municipal pelo telefone 0800 092 0111 ou WhatsApp 98856-3331. O órgão fica localizado na rua Afonso Pena, 38, no bairro Praça 14 de Janeiro, com atendimento das 8h às 17h.
Amazonianarede