Defesa Civil continua monitorando áreas de riscos devido o rigor do inverno

Com a chuva muitas áreas ficam com solos encharcados tornando a região perigosa para moradores

 

Com a chuva muitas áreas ficam com solos encharcados tornando a região perigosa para moradores

Manaus, AM – A Defesa Civil de Manaus continua um intenso trabalho de  monitoramento diário nas áreas de risco da capital. Nesta época do ano, quando as chuvas são mais intensas, muitas áreas ficam em alerta. Com mais chuvas, o solo fica saturado (encharcado) e isso aumenta o risco de deslizamento e desmoronamento nas áreas. 

O trabalho de monitorar esses locais tem sido feito com a ajuda da população por meio dos NUPDECs, Núcleo de Proteção e Defesa Civil nas Comunidades, formados por voluntários que moram em áreas consideradas de risco, além do monitoramento de pluviômetros instalados na capital, informou a diretora de operações da Defesa Civil de Manaus, Bibiane Araújo.

“Temos acompanhado o registro dos nossos pluviômetros e também os de outros órgãos espalhados pela cidade. Quando a chuva passa de um volume considerado moderado, principalmente nas áreas de risco, os Nupdecs são acionados e eles nos ajudam com informações em tempo real nesses bairros, o que agiliza a resposta com a ida da equipe para esses locais”, disse a diretora.  

Previsão

O monitoramento é feito com ajuda de tecnologia

Outro reforço que ajuda na prevenção de risco é o alerta emitido pelo Sistema de Proteção da Amazônia, SIPAM, trazendo informações sobre a intensidade da chuva e direção, o que auxilia o monitoramento de áreas preocupantes. As chuvas intensas devem continuar até abril.

“Quando recebemos o alerta, informamos os Nupdecs e também outras secretarias que atuam conosco na resposta de ocorrências”, conclui a diretora de operações citando a atuação das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Limpeza Urbana (Semulsp) e Infraestrutura (Seminf).

Dezembro foi atípico para as previsões meteorológicas, quando se trata de chuva na região. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) choveu acima do esperado para a época, assim como em janeiro o cenário deve continuar.

“Os registros de chuva em dezembro foram mais que o dobro da média, em janeiro devemos fechar o mês ainda um pouco acima do esperado, mas a previsão para o próximo trimestre é de normalidade” explicou o chefe da divisão de meteorologia do Sipam, Ricardo Dalarosa, reforçando que a previsão dos meteorologistas para o próximo trimestre (Fevereiro, Março e Abril) seja, dentro do esperado, de muita chuva, o que é normal para a estação.

“Considerando que a estação é de chuvas, com média acima de 300 milímetros, um valor por menor que seja acima disso, é de muita chuva, podendo chegar a 90 e até 100mm, mas, não serão eventos recorrentes, quando um evento desse acontece, e já aconteceu em janeiro, a previsão é de que a sequência de chuva tenha valores menores”, completou Dalarosa.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.