Ao todo, 63 imigrantes que fazem parte do processo de interiorização do Governo Federal chegaram à cidade na manhã desta terça-feira (28).
Manaus, AM – Procedentes de Boa Vista (RR), 63 venezuelanos refugiados desembarcaram em Manaus na manhã desta terça-feira (28). Eles chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira, às 10h40. Na capital amazonense, eles ficarão abrigados em uma Cáritas, localizada na Zona Sul.
A transferência dos venezuelanos acontece pouvos dias após grandes conflitos registrados na barreira do país com Roraima.
O grupo, que faz parte do projeto de interiorização do Governo Federal ficará, inicialmente, instalado no abrigo localizado na Rua Álvaro Bandeira de Mello, 155, Jardim Petrópolis.
Este Cáritas já atende 164 venezuelanos da primeira etapa de interiorização. A chegada ao abrigo e o reconhecimento da nova moradia está prevista para o início da tarde ainda desta terça-feira.
Crise na Venezuela
A onda migratória para o Brasil, principalmente pela fronteira com Roraima, e a expansão para Estados vizinhos teve início ainda em meados de 2017.
Os venezuelanos deixam o país de origem por conta da grave crise econômica e a falta de alimentos e se apresentam como refugiados, em condição de perseguição política ou crise humanitária. Em Manaus, buscam empregos e, principalmente, atendimento de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Amazoninarede-JAM