26ª Festa do Açaí, movimenta a cidade de Codajás

Codajás – No último final de semana de abril, Codajás, no Amazonas, estará cheia de energia e em festa com a realização da 26ª Festa Cultural do Açaí. A primeira versão da Festa do Açaí aconteceu em 1987 e, deste então, tem evoluído.

É a maior manifestação popular de todo o médio Solimões, atraindo milhares de visitantes dos municípios vizinhos e de Manaus, durante três dias da última semana de abril.

O município de Codajás (localizado na margem esquerda do Solimões, a 240 km de Manaus) é a terra do açaí, esse fruto energético que lhe deu fama regional e hoje, nacional e até internacional.

Atualmente, com sua agroindústria, o município produz mais de 700 toneladas de polpa de açaí por safra, sem contar o excedente de centenas de outras toneladas que saem em caroço para a capital através dos recreios pelo porto da cidade e intermediários.

A Festa Cultural do Açaí consiste em duas partes: na primeira delas acontece a escolha da Rainha do Açaí e na segunda, os shows musicais com bandas locais, de Manaus e a atração nacional.

O município é o maior produtor de açaí no Estado e com a industrialização do suco, chega a exportar aproximadamente 700 toneladas ano, inclusive para o exterior, onde o produto é muito apreciado, por isso, se constitui numa das maiores fontes da economia do município.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.