2013 deixa saldo positivo para o setor extrativista em Barcelos (AM)

(Por Paula Vieira)

Foi liberado ontem, 17 de novembro, o pagamento da subvenção federal da piaçava por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para 65 famílias de extrativistas do município de Barcelos que comercializaram no mês de novembro, uma produção de mais de 127 toneladas de piaçava.

Para o processo de solicitação da subvenção o IDAM/Barcelos atuou no planejamento, orientação, organização e execução.

Os recursos somaram um montante de R$57.053,35. “Ainda aguardamos a liberação da última remessa da subvenção de 2013 de mais quatro famílias, onde a produção foi de 7,6 toneladas de piaçava na ordem de R$ 3.422,25”, disse a gerente do IDAM/Barcelos, Gilciane Plácido.

Em 2013, a Unidade Local de Barcelos realizou diversas metodologias como reuniões, assistência na comercialização local da produção, palestras sobre políticas públicas com ênfase para PGPM-Bio (Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade ), organização individual para emissão de DAP – (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e apoio na organização do grupo para que em 2014 a DAP jurídica da Cooperativa dos Piaçabeiros do Médio e Alto Rio Negro seja executada.

“As atividades resultaram na emissão de 100 DAP’s individuais. A expectativa é que em 2014 esse número aumente, pois com a ação de atendimento agrícola e social aos piaçabeiros realizada no mês de novembro, já é possível contabilizar mais extrativistas munidos de documentos pessoais, o que facilita o acesso às políticas públicas”, ressaltou Gilciane.

O ano de 2013 foi considerado positivo para o setor extrativista, uma vez que a comercialização da piaçava contribuiu com a geração de renda de mais de 80 famílias rurais. A produção correspondeu a 143,495 toneladas comercializadas no mercado local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.