1º de outubro entra no calendário oficial do município como Dia de Luta contra o crack

CMMO dia 1º de outubro entrou no calendário oficial de eventos de Manaus como o “Dia de Luta contra a Dependência Química do Crack”. A data foi instituída pela Lei 1.858, sancionada pelo prefeito em exercício, Sildomar Abtibol (PROS), e publicada no Diário Oficial do Município do dia 15 de abril de 2014.

A Lei surgiu do Projeto de Lei nº 289/2013, de autoria do vereador Massami Miki (PSL), aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) em 24 de março de 2014.

Com a lei em vigor, o 1º de abril passa a constar no calendário oficial de eventos do Manaus e o Poder Público poderá promover a participação da sociedade, em eventos como debates e palestras de conscientização nas escolas e em locais público, sobre o combate à dependência química da droga.

A proposta de Massami teve como base um estudo realizado em Salvador (BA), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e no Rio de Janeiro (RJ), o qual detectou um aumento do número de usuários de crack em tratamento ou internados em clínicas para atendimento e dependentes de álcool e drogas. Conforme o estudo, a idade média dos usuários de crack (31 anos) é inferior a dos demais pacientes em tratamento (42 anos). Entre os dependentes desta droga, 52% são desempregados.

O levantamento foi coordenado pelo psiquiatra Felix Kessler, vice diretor do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro da Associação Brasileira de Estudos sobre Álcool e Drogas (Abead).

Fonte: CMM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.