BPTran retirou das ruas de Manaus mais de 800 veículos irregulares em 2018

As operações resultaram também na apreensão de seis armas de fogo e detenção de 37 suspeitos

Manaus, AM – O Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas (BPTran/PMAM) retirou de circulação 831 veículos irregulares em 2018 em Manaus e interior.

As operações resultaram também na apreensão de seis armas de fogo e detenção de 37 suspeitos.

As equipes do batalhão desenvolvem ações de repressão contra excesso de velocidade, embriaguez, corridas não autorizadas, direção perigosa e ações de tráfico de drogas.

 Ano passado

No ano passado, 238 porções de entorpecente foram apreendidas, parte delas resultaram nas detenções realizadas pelo BPtran.

No último dia 15, o BPTran apreendeu aproximadamente 260 quilos de maconha tipo skunk em malas armazenadas na carroceria de uma picape.

Composto por 133 policiais militares, divididos em duas companhias, o batalhão comemorou sete anos de criação no último mês de janeiro.

O BPTran é a unidade da PMAM especializada no policiamento ostensivo de trânsito e tem como função o policiamento de trânsito urbano e rodoviário, explicou o comandante do batalhão, tenente-coronel PM Nero Marinho dos Santos.

“O policiamento do batalhão tem entre suas finalidades orientar os condutores, prevenir acidentes, socorrer vítimas e fazer cumprir a legislação”, explicou o tenente-coronel.

Balanço

Ano passado, a retirada dos veículos de circulação, a apreensão de drogas e armas e a detenção dos suspeitos ocorreram durante 152 escoltas e 768 barreiras policiais.

Ao todo, foram realizadas mais de 604 mil abordagens a pessoas e veículos, que resultaram em mais de 21 mil notificações.

Foram retidos, por irregularidades, 4.415 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e 699 CNHs. Por meio do batalhão, a PMAM recuperou 19 veículos.

“Em relação à educação no trânsito, as equipes desenvolvem ações de conscientização, como o Projeto Patrulha de Trânsito Escolar (Pate).

De forma lúdica, são repassadas noções de legislação, segurança e educação de trânsito para alunos dos ensinos fundamental e  médio da rede pública e privada”, explica Nero Marinho.

O Pate

 

O Pate instiga os pequenos para a prática de medidas preventivas contra acidentes de trânsito e incentiva o respeito entre motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas e passageiros.

O batalhão também realiza escoltas de autoridades, celebridades e delegações esportivas.

Nesses sete anos de existência, atuou em grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo Fifa 2014, Jogos Olímpicos 2016 e torneios internacionais de futebol.

Qualquer denúncia ou solicitação de apoio, a população deve entrar em contato com o BPTran por meio do telefone 98842-1849. A sede do BPTran fica na avenida Tefé, bairro Praça 14, zona sul.

Amazoninrede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.