Zoológico do Cigs terá visitação gratuita uma vez por mês

Onça Juma fugiu após solenidade

MANAUS – O zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) está oferecendo entrada gratuita para visitação da população no segundo sábado de cada mês. A abertura dos portões é decorrente de termo de ajustamento de conduta firmado com o Exército Brasileiro pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), como parte da atuação do órgão após a morte da onça Juma, em junho do ano passado, durante evento público das Olimpíadas em Manaus.

O termo de ajustamento de conduta foi celebrado em dezembro de 2016 com o objetivo de  garantir a implementação de medidas corretivas em relação à manutenção e exposição de animais silvestres pelo Exército. A entrada franca no zoológico do Cigs é uma das medidas compensatórias previstas no acordo.

No documento, o Exército assumiu o compromisso de obter todas as licenças, autorizações e permissões para desenvolver atividades com animais silvestres na área de abrangência do Comando Militar da Amazônia (CMA), no prazo máximo de dois anos. Até obter todos esses documentos, a instituição se comprometeu a não expor animais silvestres em eventos públicos.

Medidas que já vinham sendo desenvolvidas pelo Exército também foram oficializadas no termo de ajustamento de conduta, como a realização de projetos já existentes e novas atividades culturais, científicas e escolares voltadas à educação ambiental, ações de fiscalização para reprimir e prevenir crimes ambientais na região e acolhimento de animais entregues pela população ou resgatados em ações de fiscalização, provendo cuidados e tratamentos necessários e a devolução à natureza quando possível. Pelo acordo, as iniciativas devem ser mantidas por um prazo não inferior a cinco anos.

AMAZONIANAREDE-D24AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.