Zonal Sul Americano de Xadrez 2.4 quebra recorde de participantes

Manaus – O Zonal Sul Americano de Xadrez 2.4 teve início no sábado, 27, e segue até a próxima sexta-feira, 03, no Salão do Tropical Hotel, reunindo jogadores do Brasil, Bolívia e Peru. Mas, mesmo antes de chegar a seu término, o evento já se consagrou ao bater dois recordes: número total de participantes e o número de Estados participantes.

Com um total de 84 inscritos, a competição superou a melhor marca, registrada em 2011, quando a disputa foi realizada no Rio de Janeiro (RJ) apresentando 67 jogadores. Em Manaus estão participando 17 estados brasileiros. O evento é uma realização da Prefeitura de Manaus, em parceria com a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Amazonense de Xadrez (FAX).

“Nós estamos satisfeitos com este início de campeonato, pois conseguimos de cara quebrar o recorde de inscritos e isso só foi possível devido o apoio da Prefeitura de Manaus. Além disso, Manaus desperta curiosidade e atende muito bem seus turistas”, afirmou o árbitro internacional responsável pelo evento, Élcio Mourão, ao destacar que a competição classifica o campeão geral e o segundo colocado para Copa do Mundo de Xadrez.

“Aquele que ganhar vai estar automaticamente classificado para o Mundial, e o Zonal ainda concede o título de Mestre Internacional (MI) para um jogador e a designação de Mestre da Federação Internacional de Xadrez (MF) para dois enxadristas, que se destacarem na pontuação”, comentou Mourão.

Para o secretario municipal de esporte, Fabrício Lima, o Zonal vai conseguir estabelecer um intercâmbio importantíssimo para os enxadristas da região e abre portas para que mais jogadores possam ser formados.

“O Xadrez é uma modalidade incrível e que estimula intelectualmente uma pessoa. Tenho certeza que nosso Estado está muito bem representando, tanto é que após duas rodadas temos vários amazonenses liderando a competição. Esta é uma forma de mostrar a potencia dos nossos jogadores para os países aqui presentes”, considerou o titular, ao se referir a Andrey Neves, que após duas partidas conseguiu se manter entre os classificados.

Amazonense se destaca na competição

O Zonal Sul Americano de Xadrez conta com nomes consagrados da modalidade, como os campeões mundiais Jorge Cori e Deyse Cori e o número um do ranking nacional, Rafael Leitão. Entre todas essas feras, está também o amazonense Andrey Neves. Nome já conhecido do esporte local, o Mestre Internacional da CBX conseguiu passar por duas rodadas e está entre os 17 enxadristas que lideram a competição.

“A minha primeira partida foi bem difícil, eu enfrentei o Igor Borge e só consegui virar o jogo na final. A segunda, entretanto, foi mais fácil. Eu consegui em poucos lances, 21 no total, tirar meu adversário, o David Borensztajn, do jogo. Estou muito confiante para os próximos dias e pretendo conquistar uma boa posição”, comentou Andrey.

Cronograma do Evento para os próximos dias

Segunda – 29/04…………. 4ª. Rodada – 19h00min
Terça – 30/04……………… 5ª. Ronda – 19h00min
Quarta – 01/05……………. 6ª. Ronda – 10h00min
Quarta – 01/05…………….. 7ª. Ronda – 19h00min
Quinta – 02/05 …………… 8ª. Ronda – 19h00min
Sexta – 03/05………………. 9ª. Ronda – 10h00min
Sexta – 03/05……………… Desempates – 18h30min

FOTO: ANTONIO LIMA/SEMDEJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.