Voluntários participam de treinamento presencial neste fim de semana, em Manaus

27-04copaNa manhã deste sábado (26 de abril), teve início o treinamento presencial do programa Brasil Voluntário em Manaus. A solenidade de abertura aconteceu no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Após as boas-vindas, os participantes seguiram para as atividades no bloco da Faculdade de Educação Física. A capacitação neste primeiro módulo acontece até domingo (27/04).

Manaus teve a segunda maior procura por inscrições para o programa, com 5.130 candidatos, ficando atrás apenas de São Paulo, que teve 6.203 inscritos. Os interessados passaram por uma seleção e treinamento à distância, restando cerca de 1,5 mil selecionados que participam desta etapa.

O coordenador da UGP COPA, Miguel Capobiango, ressaltou que o trabalho a ser desenvolvido pelos voluntários será fundamental para a sede durante a Copa. “Os voluntários vão ter condições de nos dar apoio em todas as áreas da cidade, principalmente naquelas de interesse da Copa, ou seja, no entorno da Arena, no Fan Fest, na chegada ao aeroporto. Enfim, em todos os lugares onde há pessoas precisando de informações, dando condições para que essa experiência de visita a Manaus seja a mais rica possível”, disse.

Neste fim de semana, está sendo ministrado o módulo de integração. O treinamento envolve atividade prática que tem dinâmicas em grupo e jogos que abordam curiosidades de cada país participante da Copa do Mundo, além de situações que podem ocorrer durante a atuação no Mundial. Nos dias 3 e 4 de maio, será a vez do módulo de Turismo. Em 17 e 18 de maio, Segurança e Primeiros Socorros. No último fim de semana, 24 e 25 de maio, acontece o módulo sobre Mobilidade.

Os participantes são divididos em três turmas, sendo duas aos sábados, das 8h às 13h e das 14h às 19h, e uma aos domingos, das 8h às 13h. A capacitação ocorrerá até 25 de maio, com exceção do fim de semana de 10 e 11 de maio. A preparação é coordenada pela Universidade de Brasília (UnB) e realizada nas 12 cidades-sede com apoio de 17 instituições públicas de ensino,
Experiência – A professora aposentada Martha de Cabrejos, 80, chamou a atenção de todos pela disposição para participar do treinamento. Ela é boliviana, mas mora em Manaus há 30 anos. “Eu acredito que tenho muito a contribuir com minha experiência.

Falo quatro idiomas, sou muito ativa, pratico natação todos os dias, viajo muito. Não quero ficar em casa lendo livros, quero estar na rua, participando deste grande evento que o Brasil irá sediar”, declarou.

Para a universitária Gessiane Siqueira, 18, que cursa Turismo, a participação como voluntária na Copa do Mundo será uma oportunidade de colocar em prática o aprendizado em sala de aula. “Vai ser muito bom poder divulgar a cidade para os turistas, além de conhecer também novas culturas”, afirmou.

Programa – O Brasil Voluntário, programa de voluntariado do Governo Federal, foi criado para atender a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

A atuação dos voluntários será integrada com o programa de voluntariado da FIFA e funcionará como uma ampla rede de mobilização. Os voluntários atuarão em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno dos estádios e centros abertos de mídia (nas cidades onde houver). Nesses locais, darão suporte ao público-alvo de atendimento: torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral.

Para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Brasil Voluntário vai selecionar inscritos para atuar nas 12 cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.