Vice-governador de Goiás é baleado e candidato à prefeitura morre

O vice-governador de Goiás durante a carreata
O vice-governador de Goiás durante a carreata
O vice-governador de Goiás durante a carreata

BRASÍLIA – A violência atingiu em cheio a campanha eleitoral em Goiás. Um homem atirou contra quatro pessoas durante evento da campanha de José Gomes da Rocha (PTB), de 58 anos, que concorre à prefeitura de Itumbiara. O candidato e o PM Vanilson Rodrigues morreram na hora. O vice-governador do estado, José Eliton (PSDB) — que está exercendo interinamente o governo —, de 44 anos, foi baleado no abdômen. Os seguranças de Eliton atingiram e mataram o atirador.

Segundo o delegado regional de Itumbiara, Ricardo Chueire, o autor dos disparos foi identificado como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, funcionário da prefeitura. Ele atualmente era motorista da Secretaria municipal de Saúde de Itumbiara. Ele foi atingido e morreu.

Segundo a assessoria de imprensa do Governo de Goiás, o atirador estava em um carro, parou na frente do veículo onde Eliton e José Gomes estavam e efetuou vários disparos.

O vice-governador foi socorrido e levado para o Hospital municipal Modesto de Carvalho, em Itumbiara, onde recebeu o primeiro atendimento, e depois, foi levado de helicóptero para Goiânia. A assessoria de imprensa disse que Eliton passou por uma cirurgia. Segundo auxiliares, o quadro clínico do vice é estável e não haveria risco de morte. Já Gomes foi alvejado com dois tiros na cabeça e não resistiu aos ferimentos. Ele morreu antes de receber atendimento médico.

No carro do vice-governador e de Gomes estavam vários políticos, entre eles o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), relator da admissibilidade do processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff. O deputado não sofreu qualquer ferimento.

https://www.youtube.com/watch?v=msLsONUynvc

Pela versão da polícia, a carreata liderada por Eliton, Jovair e José Gomes seguia normalmente pelas ruas de Itumbiara quando, de repente, Amaral saiu de um Grand Siena preto e passou a atirar contra o carro onde estava o vice. Numa ação rápida, o assassino disparou pelo menos 12 vezes e atingiu Eliton, José Gomes, Vanilson e o assessor de imprensa do candidato a prefeito. Quando retornava para o carro para tentar fugir, ele foi alvejado por vários tiros disparados pelos seguranças de Eliton.

Amaral morreu no volante do carro. A polícia, agora, investiga se a ação foi encomendada por algum desafeto dos políticos atingidos. O assassino teria usado uma pistola 380 no atentado.

O governador Marconi Perillo, que está nos Estados Unidos, embarcaria ainda ontem à noite de volta para o Brasil para acompanhar de perto as investigações.

José Gomes da Rocha foi por duas vezes prefeito de Itumbiara, entre 2005 e 2012. Ele começou sua carreira política em 1976, quando se tornou vereador aos 18 anos. Depois, cumpriu quatro mandatos de deputado federal, entre 1989 e 2002, sendo eleito deputado estadual em seguida. O político ocupou a prefeitura de Itumbiara por dois mandatos, entre 2005 e 2012.

José Eliton foi eleito vice-governador do estado de Goiás com o governador Marconi Perillo (PSDB) e reeleito em 2014. Ele é formado em Direito e já atuou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

O PSDB nacional, em nota, afirmou ter recebido “com perplexidade e indignação a notícia do atentado que vitimou o ex-prefeito de Itumbiara e ex-deputado federal José Gomes e o policial Vanilson Rodrigues, e que atingiu também o vice-governador de Goiás, o nosso correligionário José Eliton, entre outras pessoas”.

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Gilmar Mendes repudiu o crime e, em nota, reafirmou “o seu compromisso em cobrar investigação dos possível atentados políticos contra candidatos às eleições de 2016, nos últimos meses”. Segundo o ministro, recentemente ele enviou ofício ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para que a Polícia Federal acompanhe as investigações sobre os assassinatos de candidatos nas eleições deste ano em todo o país.

amazonianarede-agênciaoglobo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.