Amazonas – A comemoração do aniversário de 209 anos do Corpo de Fuzileiros Naval (CFN) da Marinha do Brasil ocorreu nesta sexta-feira, 10 de março, com homenagens e condecorações aos fuzileiros que desempenharam com excelência suas funções na Amazônia.
A solenidade teve a presença do vice-governador Henrique Oliveira, que enalteceu o trabalho da instituição no Estado. O evento foi realizado no 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (BtlOpRib), na sede do Batalhão, Distrito Industrial, zona sul de Manaus, com a presença de autoridades das Forças Armadas e familiares dos militares.
Henrique Oliveira fez a entrega da Medalha Mérito Anfíbio aos militares do BtlOpRib que se destacaram nos exercícios e operações de combatente anfíbio. A Honraria foi criada pelo Decreto de 7 de março de 1988 e é conferida ao Militar da ativa da Marinha do Brasil. É com muita alegria que pude ter esse privilégio de conceder essas homenagens em reconhecimento ao trabalho desses militares que lutam pela conservação, defesa e proteção da nossa Amazônia e do Brasil. São mais de dois séculos de histórias construídas em nossa nação, sobretudo em nossa região onde eles desempenham um trabalho fundamental com as nossas comunidades ribeirinhas, declarou o vice-governador.
A solenidade também contou com a presença do Comandante do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), vice-almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, e do comandante do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, capitão de fragata Alexandre Luiz Alves da Silva. Para o comandante do Com9ºDN, ao ápice da comemoração são os legados e as contribuições do Corpo de Fuzileiros Naval.
Dia especial
Esse foi um dia especial para o Corpo de Fuzileiros Naval que há dois séculos tem feito história em nosso país. É um tempo de reconhecimento pelos fatos marcantes da nossa história como a consolidação da nossa independência, as guerras do Prata, participações nos jogos olímpicos e da Copa do Mundo, entre outros.
O Corpo de Fuzileiros Navais está sempre presente quando o povo precisa para dar segurança e tranquilidade, destacou o vice-almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht.
O comandante do BtlOpRib, Alexandre Alves da Silva, enfatizou que a missão deste ano é a transformação da vida das famílias amazonenses. São 209 anos de histórias consolidadas em diversas atividades do Brasil, principalmente aqui na Amazônia Ocidental, onde trabalhamos em conjunto com nossos navios e esquadrão de helicópteros, hospital e Policlínica. E para este ano de 2017 vamos nos dedicar ao máximo para que as histórias das pessoas possam ser mudadas para melhor.
O Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil está subordinado ao 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil. A missão do atual BtlOpRib é realizar operações ribeirinhas, prover guarda e proteção às instalações navais e civis de interesse da Marinha na região e realizar ações de segurança interna, a fim de contribuir para a segurança da área sob jurisdição do Com9ºDN e para a garantia do uso dos rios Solimões, Negro e Amazonas.
Amazonianarede-Secom