Amazonianarede – Terra
Sebastian Vettel levou a melhor em uma disputa direta com Mark Webber para vencer o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1.
Em briga na pista, os pilotos da Red Bull quase se tocaram na 46ª das 56ª voltas da prova, quando o alemão ultrapassou o australiano e reassumiu a liderança da prova. Depois do abandono precoce do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, completou o pódio. Já o brasileiro Felipe Massa terminou no quinto lugar.
A briga da Red Bull foi quente e levou Vettel a se aproximar do muro da reta dos boxes na 46ª volta. Depois de se defender bastante, Webber finalmente perdeu a posição que havia ganhado ainda no início da corrida.
O australiano largou no quinto lugar e no início da segunda volta já era o segundo, beneficiado pelo abandono de Alonso – este tocou a traseira de Vettel quando tentava brigar pela ponta e danificou a asa traseira. O espanhol e a Ferrari optaram por não se dirigir aos boxes ao fim da primeira volta, mas logo depois o equipamento não resistiu, quebrando-se.
Devido à chuva que caiu antes da largada no Circuito de Sepang, os pilotos iniciaram a prova com pneus intermediários, mas as condições climáticas se mantiveram estáveis durante a corrida. Vettel foi um dos primeiros a parar, trocando os compostos por de pista seca na sexta volta.
Webber permaneceu mais tempo na pista e, quando retornou, estava à frente do companheiro de equipe. O australiano, assim, dominou a prova sem ser incomodado até a 46ª volta, quando, depois de a Red Bull fazer a parada nos boxes de seus pilotos, ocorreu a ultrapassagem de Vettel.
A manobra valeu a 27ª vitória da carreira do alemão na F1, em 110 provas. Ele não vencia desde o GP da Índia, em 28 de outubro de 2012. Com o resultado, o tricampeão mundial assumiu a liderança do campeonato, com 40 pontos.
O finlandês Kimi Raikkonen, que ocupava a ponta após vencer a etapa de abertura do Mundial de 2013, na Austrália, terminou no sétimo lugar com a Lotus, logo atrás do companheiro de time, o francês Romain Grosjean.
Entre os que finalizaram a prova, a equipe foi a única a fazer três paradas no boxe com seus dois pilotos, enquanto que as demais fizeram quatro – o francês Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso; e o finlandês Valtteri Bottas, da Williams, também trocaram pneus por três vezes, terminando respectivamente nos décimo e 11º postos.
Massa, que havia feito seu último pit stop na 49ª volta, ultrapassou tanto Raikkonen quanto Grosjean nas voltas finais, garantindo o quinto lugar. O brasileiro terminou atrás da dupla da Mercedes, formada por Hamilton e pelo alemão Nico Rosberg. Este chegou a protestar com a equipe, via rádio, pedindo permissão para ultrapassar o colega nas voltas finais, já que considerava ser mais rápido. A escuderia pediu que ambos não arriscassem e mantivessem as posições.
Apesar do resultado, Raikkonen ainda é o vice-líder da classificação, com 31 pontos. Webber soma 26, contra 25 de Hamilton. Massa figura no quinto posto, com 22 pontos, contra 18 de Alonso. O sétimo colocado é Rosberg, que coleciona 12.
Confira o resultado do GP da Malásia:
1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 4 pit-stops
2) Mark Webber (AUS/Red Bull), 4
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP), 4
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 4
5) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 4
6) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 3
7) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 3
8) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), 4
9) Sergio Perez (MEX/McLaren), 4
10) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 3
11) Valtteri Bottas (FIN/Williams), 3
12) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), 4
13) Jules Bianchi (FRA/Marussia), 4
14) Charles Pic (FRA/Caterham), 4
15) Giedo van der Garde (HOL/Caterham), 4
16) Max Chilton (ING/Marussia), 4
OUT) Jenson Button (ING/McLaren), 4
OUT) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), 4
OUT) Pastor Maldonado (VEN/Williams), 3
OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India), 3
OUT) Paul di Resta (ESC/Force India), 3
OUT) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 0