O vereador Ceará do Santa Etelvina (DEM) teve o carro apreendido durante fiscalização da Lei Seca neste fim de semana, em Manaus. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), um homem que dirigia o veículo do político teve flagrante de embriaguez decretado.
Na delegacia, Antonio Carmo de Lima – nome verdadeiro do vereador – teria tentado intimidar os agentes de trânsito e policiais que faziam a apreensão do veículo e o flagrante. Em nota, o político nega o ocorrido.
O Detran-AM informou que o motorista se negou a fazer o teste do etilômetro (bafômetro) e também o exame de sangue solicitado pelo delegado Ricardo Homero Seixas Gomes, do 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP). A embriaguez do condutor foi então constatada por exame de teste clínico de embriaguez, emitido por perito do Instituto Médico Legal (IML).
Além de se negar a fazer o teste de alcoolemia, o homem chegou a oferecer dinheiro, cerca de R$ 5 mil, aos agentes e PMs, presentes na ocorrência, para evitar a apreensão do veículo e o flagrante de embriaguez, disse o Detran-AM.
O motorista pagou fiança de R$ 1,5 mil e foi liberado. Ele vai responder a processos criminal e administrativo e terá o direito de dirigir suspenso por um período de 12 meses, além do pagamento de multas.
O vereador Ceará do Santa Etelvina, dono do veículo, terá que aguardar por 30 dias para solicitar a liberação do veículo. Além do pagamento da multa, ele terá que pagar o custo do parqueamento do Detran-AM.
Em nota divulgada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador afirma que não tentou “obstruir o trabalho dos policiais durante o período em que esteve no 19º DIP”. Ceará informa que se deslocou até a unidade policial porque o carro apreendido está em seu nome. O veículo, conforme o vereador, foi vendido na sexta-feira (15) para o homem detido na blitz.
Amazonianarede-Amazoniatv