Valdemir Santana é o novo presidente do PT e tendência de Dilma e Lula fica mais fortalecida

(Amazonianarede – Redação)

Mesmo ostentando a honrosa e prestigiada função de líder da bancada do Governo na Assembléia Legislativa do Estado, o deputado Sinésio Campos não foi páreo para o metalúrgico Valdemir Santana que ontem, em segundo turno, foi eleito presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.

Santana, que é pai do o presidente do Instituto de Terras do Amazonas, Wagner Santana, é também presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), obteve duas vitórias no processo de escolha dos dirigentes do partido: além da sua própria vitória, Vital Melo, apoiado por ele, foi eleito presidente municipal logo no primeiro turno.

O fato é que com a eleição de Santana, o PT, segundo observadores político continua muito dividido no Estado entre ser Governo ou oposição. Essa divisão sendo comandada pelos deputados Sinésio Campos e José Ricardo, este último também oposição ao Governo e também a presidência e que ficou em terceiro lugar no primeiro turno.

O novo presidente estadual do Partido, foi responsável pela filiação de cinco mil novos companheiros, colocou mais de mil votos de diferença sobre Sinésio, em Manaus. Ele teve o apoio do presidente João Pedro, que não pode mais concorrer porque está no segundo mandato consecutivo. Com as recentes modificações do estatuto do PT, Valdemir terá quatro anos de mandato. Significa que ele estará no comando da sigla nas eleições 2014 e 2016.

O que se pode notar na eleição do PT, ontem, foi a grande movimentação dos petistas, que segundo observadores deve ter custado bem caro toda essa articulação e a prova disso estava na quantidade de ônibus a disposição dos militantes-eleitores e até de aviões para o transporte de eleitores e articuladores das duas chapas.

Outro fato que começa a ganhar destaque entre os observadores políticos, é que a eleição de Valdemir Santana, a corrente petista de Dilma e Lula, a CNB, com a participação do ex-senador João Pedro, com trânsito livre pelos corredores e gabinetes do Palácio do Planalto e Ministérios, fica muito mais fortalecida no Estado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.