Valcke elogia Arena da Amazônia em visita técnica

(Foto: Chico Batata/AGECOM)

Manaus – O secretário geral da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Jérôme Valcke, e o secretário executivo do Ministério do Esporte (ME), Luís Fernandes, elogiaram o desempenho do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus na preparação de Manaus como um das 12 cidades-sede que receberá jogos do Mundial em junho deste ano.

A avaliação foi feita neste domingo, 16 de fevereiro, durante visita técnica à Arena da Amazônia e ao complexo da Ponta Negra pela FIFA, Ministério do Esporte e Comitê Organizador Local (COL).

O vice-governador do Estado, José Melo, e o prefeito de Manaus, Arthur Neto, acompanharam a visita da comitiva. Melo disse que a avaliação positiva se deve a um grande esforço e parceria entre o Governo do Estado com a Prefeitura. “A FIFA reconheceu que não há nenhuma preocupação com a Copa aqui em Manaus. Nós, Estado e Prefeitura e Governo Federal, cumprimos tudo o que foi acordado com eles”, comentou José Melo, após receber elogios do secretário executivo do ME de que a obra da Arena da Amazônia é surpreendente.

Em coletiva de imprensa, Jérôme Valcke e Luís Fernandes disseram que estão satisfeitos com o andamento dos preparativos de Manaus como cidade-sede. Para Jérôme não há mais dúvidas que Manaus executará os jogos da Copa com sucesso. “Manaus tem um estádio muito bonito e que vai acolher um dos principais jogos na primeira semana da Copa do Mundo, e eu sinto que a cidade está, sim, preparada para este grande jogo que é Itália contra Inglaterra”, comentou o secretário geral da FIFA.

Para Luís Fernandes, que também esteve semana passada em Manaus discutindo junto à cúpula da Segurança Pública o plano operacional de segurança para a Copa, Manaus é um orgulho para o Brasil. “Esse estádio é uma joia encrustada no coração da Amazônia sobre a qual durante o decorrer de preparação para os jogos predominaram dúvida e ceticismo” disse, acrescentando que a Arena da Amazônia atende perfeitamente a demanda de arena multiuso.

As obras da Arena estão 97% concluídas. A previsão é que os 3% sejam finalizados nos próximos 20 dias. A partir daí será divulgada a data de inauguração e evento teste da Arena.

Potencial turístico – A visibilidade da região foi outro ponto que recebeu destaque entre os membros da comitiva. A questão foi levantada pelo vice-governador, José Melo, que apontou o Estado como uma potencial rota de turismo a partir dos jogos realizados em Manaus. “Graças às grandes seleções que virão a Manaus, nós teremos os olhos do mundo voltado para a nossa cidade. Essa é uma oportunidade de mostrar que temos uma beleza natural exuberante”, comentou.

Segurança Integrada na passagem da comitiva da FIFA – A passagem da comitiva da FIFA, COL e do Ministério do Esporte por Manaus serviu de teste para aplicação de um modelo de escolta e monitoramento de segurança atendendo o padrão FIFA. A ação contou com a participação dos coordenadores dos grupos temáticos da Copa do Mundo como Manaustrans, Polícia Militar, Polícia Civil, Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Corregedoria-Geral, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnico-Científico e Polícia Federal.

Os trabalhos começaram às 7h da manhã com a varredura e inspeção dos veículos que transportaram a comitiva da FIFA, no Comando de Policiamento Especializado (CPE), no Dom Pedro. Foram montados esquemas especiais desde o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, passando pela Ponta Negra até a Arena da Amazônia. O plano de segurança teve ainda ações no trânsito, o policiamento ostensivo no percurso e na arena, a presença do aparato de socorro e saúde, prevenção e combate a sinistros, força especial de pronta-resposta, operações especiais antibombas e ação articulada com segurança privada na área interna do estádio.

O secretário-adjunto de Segurança Pública para Grandes Eventos, coronel PM Dan Câmara, explicou que todas as atividades foram acompanhadas diretamente do CICC-R, inclusive com o uso de câmeras e membros dos grupos acompanhando o trabalho da comitiva da FIFA. “Foi mais um exercício daquilo que vamos praticar durante os jogos da Copa em Manaus. O plano foi exitoso e pudemos testar os procedimentos de segurança integrada do desembarque ao embarque da comitiva sem nenhum incidente”, disse Dan Câmara.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.