Vagas para creches de Manaus em 2026 são insuficientes e mais de 120 mil crianças podem ficar sem acesso

Creche municipal em Manaus — Foto: Luzimar Bessa/Rede Amazônica

Capital amazonense conta conta com apenas 29 creches municipais para atender cerca de 135 mil crianças na faixa etária entre 0 e 3 anos. Segundo a Semed, para 2026 serão disponibilizadas 14 mil vagas.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu, na terça-feira (6), as inscrições para vagas em creches de Manaus. A dificuldade para pais e mães é que a cidade conta com apenas 29 unidades para atender cerca de 135 mil crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, segundo dados do último Censo Escolar. Ou seja, o número de vagas é insuficiente e está muito abaixo da demanda.

Segundo a Semed, para 2026 serão disponibilizadas 14 mil vagas. No entanto, a própria secretaria estima que para atender a demanda seriam necessárias ao menos 30 mil vagas. Com o número de vagas abertas para este ano, mais de 120 mil crianças podem ficar sem acesso às creches.

A especialista em educação Karidja Dantas reforça que o atendimento na primeira infância é um direito garantido por lei.

“Primeira infância é o ambiente e o momento em que a criança vai precisar de muito mais apoio, muito mais acesso a serviço de qualidade. É na primeira infância que essa criança vai estar ali sendo cuidada, educada e tendo um direito previsto em lei. O impacto ainda é enorme, não só para a criança mas também para a família”, afirmou.

A auxiliar administrativa Keytiane Silva sabe bem a diferença que uma vaga pode fazer. “Ajudou muito em relação a ter flexibilidade de poder fazer outras coisas fora de casa porque ele passa o dia na escola, tempo integral”, relatou.

Este ano, Keytiane decidiu ajudar outras mães na disputa por vagas. Ela conseguiu cadastrar os filhos de 10 mulheres que tinham dificuldade de acesso à internet.

“É muito prazeroso fazer isso porque no ano passado eu não tive uma ajuda assim”, contou.

Keytiane mora na Zona Leste, onde funcionam sete creches. As Zonas Sul e Oeste contam com três cada uma. Na Zona Centro-Oeste funcionam apenas duas. Já na Zona Norte, são treze creches. Veja o mapa abaixo:

Creches em Manaus não atendem a demanda. — Foto: Rede Amazônica

Critérios de seleção

O secretário da Semed, Júnior Mar, explicou que a seleção segue prioridades. “Inscrição no CadÚnico, medida protetiva, criança com deficiência, mãe trabalhadora, mãe adolescente, esses são alguns critérios que balizam ai esse rankeamento que é feito todo pelo sistema. Não existe intervenção humana nesse rankeamento”, disse.

Ainda segundo o secretário, não há construções de novas creches previstas para 2026. A ampliação das vagas pode ocorrer por meio de parcerias com instituições privadas, como já acontece em cidades como São Paulo e Belo Horizonte. “Já abrimos o chamamento para empresas interessadas nessa parceria”, afirmou.

Enquanto isso, Keytiane continua ajudando outras mães e espera que o acesso às creches seja ampliado. “Tem pouca creche para muita criança. Precisamos de mais locais para deixar nossos filhos em segurança”, destacou.

amazonianarede
Por Leandro Guedes, Rede Amazônica, g1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.