Unidade Demonstrativa de suínos de Codajás apresenta primeiros resultados

(Reportagem: Bruna Pinheiro IDAM)

A Unidade demonstrativa – U.D. de suínos é mais um dos resultados positivos do convênio realizado em parceria do IDAM com o Gasoduto Coari/Manaus, que tem por finalidade manter e fortalecer as atividades produtivas das comunidades localizadas na área de influência do gasoduto, oferecendo oportunidades de ocupação econômica, emprego e renda para as famílias produtoras.

O objetivo da U.D. implantada no início do ano no município de Codajás pela Unidade Local do IDAM é divulgar as técnicas de criação de suínos em sistema intensivo e melhorar a vida dos agricultores familiares proporcionando mais uma alternativa de renda .

O produtor de açaí e piscicultor assistido pela Unloc, Adelmo Gonçalves, recebeu oito matrizes e um reprodutor das raçasLandrace e Large White, além da ração dos animais e a instalação da pocilga para iniciar a criação. De acordo com o técnico do IDAM/Codajás Francisco da Silva Dantas, essas raças são consideradas adaptadas para o clima da região amazônica e possuem um crescimento mais rápido, chegando ao ponto de abate em torno de 4 a 5 meses com peso de até 50 kg.

Os primeiros resultados da U.D. foram positivos, todas as fêmeas já foram cobertas pelo reprodutor e, ao todo, nasceram 28 leitões em perfeito estado de saúde e faltam cinco matrizes procriarem. O criador demonstrador Adelmo já está muito feliz com os resultados, ele irá comercializar os leitões após a época de desmame para outros criadores da região por valores entre 120 e 150 reais, ajudando a difundir as raças e melhorar a qualidade das criações.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.