Troca no Ministério da Integração fica para próxima semana

(Reportagem: Laryssa Borges, de Brasília)

O ministro demissionário da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, deve entregar o cargo na próxima segunda-feira, quando poderá ser recebido pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

O ministro, que está em Recife, vai cumprir sua última agenda oficial como representante do PSB na administração pública federal na manhã deste sábado, quando participa, no município de Paulista (PE), de ações de combate à erosão marinha.

Depois de acerto com o PMDB em uma tentativa de manter coesos os parlamentares do maior aliado do governo federal, o Palácio do Planalto pretende oficializar o nome do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) como o novo ministro da Integração. Ele substituirá o socialista Fernando Bezerra, que deixa o governo após o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ter entregado os cargos que o partido detinha na administração pública federal como parte da estratégia de se descolar do Executivo e consolidar sua candidatura própria à presidência da República.

Senador de primeiro mandato, Vital do Rêgo vem de uma família de políticos paraibanos. Já integrou os quadros do PDT e desde 2005 é filiado ao PMDB. Nos últimos tempos, em uma articulação para garantir a eleição do peemedebista Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado, foi contemplado com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa.

Antes presidiu a Comissão Mista de Orçamento e coordenou os trabalhos da inexpressiva CPMI do Cachoeira, montada com o aval de governistas para tentar enfraquecer o foco da opinião pública no julgamento do mensalão.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.