Trimestre de chuva acima da média em Tocantins, Pará, Maranhão, Amazonas e Acre

Amazonianarede – Assessoria de Imprensa do Censipam

Brasília – O trimestre (janeiro, fevereiro e março) marcará o auge da estação chuvosa no sul da Amazônia, motivado por influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), pois essa faixa de nebulosidade tem sua máxima atividade no início deste período. Já no norte do Maranhão e do Amapá observa-se um aumento gradual da chuva no decorrer do trimestre, à medida que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se desloca, atingindo uma posição mais ao sul.

Apenas o estado de Roraima segue com baixos índices de chuva, podendo registrar valores próximos de 10 mm no extremo norte do Estado até o mês de fevereiro. Por definição, pode-se dizer que a ZCIT se apresenta como uma faixa de nuvens com grande desenvolvimento vertica, de 3 a 5 graus de largura, frequentemente de tempestades, que circunda o globo próximo ao equador.

O prognóstico sazonal para o trimestre aponta que a chuva estará acima do padrão climatológico no oeste, centro e sul do Acre, em Tocantins, sudoeste e sudeste paraense, litoral do Maranhão, e no oeste e sul do Amazonas. Já o norte e nordeste do Amazonas (Calha do Rio Negro), e nos estados de Roraima, interior do Amapá, e região do Marajó (calha norte do baixo Amazonas no Pará) a precipitação estará abaixo dos padrões climatológicos.

A temperatura prevista aponta ainda que os termômetros estarão acima dos padrões climatológicos no litoral da região, desde o Maranhão até o Amapá, baixo Amazonas e estados do Pará, Amazonas e Roraima e próximo aos valores médios nas demais áreas da Região Amazônica.

Este Boletim Climático da Amazônia é resultado de análise e previsão climática realizada pelos técnicos do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) todos os meses, com a participação de meteorologistas dos Centros Regionais do Sipam em Manaus, Belém e Rondônia por videoconferência.

O uso das informações contidas neste boletim é de completa responsabilidade do usuário.

Boletim Climático Janeiro, Fevereiro e Março 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.