Três chapas concorrem à reitoria da Ufam

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – A disputa pela reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) já está oficialmente aberta: três chapas concorrem à administração superior, gestão 2013/2017. O prazo de oficialização da candidatura encerrou às 18h desta sexta-feira (22), na sede da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), onde funciona a Comissão Central de Consulta (CCC), responsável pelo processo por meio do qual a comunidade universitária escolherá o próximo reitor e vice-reitor da instituição.

Candidata à reeleição, a professora Márcia Perales compõe com o professor Hedinaldo Narciso Lima, a chapa “Ufam sempre melhor” (nº 10).

Ambos tiveram de desincompatibilizar do cargo de reitora e vice-reitor para poder concorrer à consulta. A candidatura foi registrada na manhã desta sexta.

Quem também passou pelo mesmo procedimento foi o ex-diretor da Faculdade de Estudos Sociais (FES), professor Sylvio Puga, que, juntamente com o ex-secretário Executivo Adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, professor Waltair Machado, forma a chapa “Uma nova Ufam vai nascer” (nº 33). O registro da candidatura foi efetuado três horas antes do término do prazo de inscrição.

Está na disputa também a chapa “Renova Ufam” (nº 44), formada pelos professores Henrique dos Santos Pereira, da Faculdade de Ciências Agrárias, e José Luiz de Souza Pio, do Instituto de Computação. A chapa registrou a candidatura na tarde desta quinta-feira (21).

De acordo com a presidente da CCC, Ana Cristina Belarmino, o processo de inscrição foi tranquilo, com todos os candidatos cumprindo os requisitos descritos no regimento do processo de consulta. “Todos eles cumpriram as exigências, apresentando o currículo lattes, o programa de trabalho e a planilha contendo a origem e aplicação dos recursos financeiros para campanha”, afirmou, acrescentando que o procedimento é fundamental “para a democracia e para a transparência da consulta”.

Debates – Os candidatos terão o primeiro compromisso público na próxima terça-feira (26), quando ocorrerá o debate de abertura da campanha. O encontro será realizado das 16h às 18h, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), no setor Norte do Campus Universitário. A mediadora será a jornalista da TV Cultura, Vivian Alencar.

Outros seis debates estão previstos para ocorrer até o dia 25 de março, sendo um em cada unidade acadêmica da Ufam fora da sede e o último no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do Campus.

Confira o Calendário de Atividades do Processo de Consulta

15 a 22/02 – Inscrições das chapas
26/02 a 25/03 – Período de debates 1º turno
27/03 – Votação 1º turno
28/03 – Divulgação do resultado 1º turno
02/04 – Debate 2º turno (se houver)
04/04 – Votação 2º turno (se houver)
05/04 – Divulgação oficial do resultado 2º turno (se houver)

(Texto – Anderson Vasconcelos)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.