
Manaus – A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sálvio Belota começa nesta terça-feira, 26, as atividades da primeira turma do Ambulatório para Tratamento de Fumantes. O oferecimento do serviço será no Espaço Saúde da própria UBS, localizada à rua das Samambaias, s/n, Santa Etelvina, com recepção da turma às 9h.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, informou que a UBS Sálvio Belota é uma das 21 Unidades de Saúde que já estão habilitadas e em implantação do serviço de tratamento de fumantes, um atendimento especializado e multiprofissional para as pessoas que desejam abandonar o cigarro. “Os dados do município são de que mais de 7% da população sofre com o vício e o tratamento adequado é oferecido, com todos os esforços, em mais uma das nossas unidades de saúde”, ressaltou Homero.
Os ambulatórios oferecem tratamento e acompanhamento com profissionais médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, odontólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais. Durante o tratamento, o paciente participa de sessões em grupos terapêuticos, com rodas de conversas e atendimento clínico individualizado. Dependendo do quadro clínico, o paciente recebe também acompanhamento com terapia medicamentosa.
Inicialmente, o Ambulatório para Tratamento de Fumantes da UBS Sálvio Belota irá trabalhar com dez pacientes que fizeram a inscrição no programa. Os pacientes irão participar de atividades em grupo com médico, psicólogo e enfermeiro. Durante a inauguração, haverá depoimento de uma servidora da Semsa que abandonou o hábito de fumar depois de participar do programa na UBS Frei Valério Di Carlo, no bairro Novo Israel.
Cada ambulatório tem uma programação específica para desenvolvimento das atividades e os interessados no tratamento devem procurar a unidade mais próxima para fazer a inscrição. No ano passado, 62,4% dos pacientes que fizeram o tratamento nas UBSs da rede municipal conseguiram abandonar o fumo.
Todas as zonas geográficas da cidade contam com o serviço, sendo seis ambulatórios na zona Norte; dois ambulatórios na zona Sul; quatro ambulatórios na zona Leste; seis ambulatórios na zona Oeste; e três ambulatórios na zona Rural. Outros dois ambulatórios foram habilitados no Centro de Internação Provisória Dagmar Feitosa e no Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz para atender a demanda interna das duas instituições.
População fumante
De acordo com dados obtidos pelo Ministério da Saúde, através do inquérito telefônico Vigitel – 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) realizado em 2013, cerca de 7% da população é fumante no município de Manaus. Além disso, 21,4% da população é considerada como fumante passivo.
Ambulatórios para Tratamento de Fumantes por zona
Norte
1 – UBS Frei Valério – rua Bom Jesus, s/nº – Novo Israel;
2 – UBS Sálvio Belota – rua das Samambaias, nº 786 – Santa Etelvina;
3 – UBS Armando Mendes – rua 05, S/N, Conj. Manôa;
4 – UBS Dr. Áugias Gadelha – rua A, nº 15 – Cidade Nova I;
5 – Policlínica Dr. José Antônio da Silva – rua Arueiras, nº 55 – Monte das Oliveiras;
6 – Policlínica Anna Barreto – av. Grande Circular, S/N – Monte Sião;
Sul
7 – Policlínica Castelo Branco – rua do Comércio, s/n, Parque 10;
8 – Policlínica Antônio Reis – rua São Luiz, s/n, São Lázaro;
Leste
9 – Policlínica Ivone Lima dos Santos – rua 08, s/n Coroado III;
10 – Policlínica Comte Telles – rua J, s/n, Etapa B do bairro São José III;
11 – UBS Dr. Alfredo Campos – rua André Araújo, s/n, Zumbi II;
12- UBS Amazonas Palhano – rua Antonio Matias, s/n, São José II;
Oeste
13 – Módulo de Saúde da Família Vila da Prata – rua Ademar de Barros, s/n, Vila da Prata;
14 – Policlínica Franco de Sá – rua V, nº 150, no bairro Nova Esperança I;
15 – Policlínica Djalma Batista – rua 23 de Dezembro, s/n, Compensa II;
16 – UBS Deodato de Miranda Leão – rua Presidente Dutra, s/n, Glória;
17 – UBS Dom Milton – rua Tiradentes, s/n, Santo Agostinho;
18 – Centro de Internação Provisória Dagmar Feitosa – rua Vivaldo Lima, no 371 – Alvorada;
Distrito Rural
19 – Posto de Saúde Rural São Pedro, localizado no Km 35 da rodovia AM-010;
20 – Posto de Saúde Rural Pau Rosa, Km 21 da BR 174, ramal do Pau Rosa;
21 – Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz – Km 53, Rodovia AM-010.