Trabalhos de alunos da UEA são destaque na Sessão de Pôsteres da SBPC

Recife (PE) – Conhecer um novo estado, interagir e fortalecer as redes de contatos com pesquisadores. Para muitos alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) a primeira oportunidade de realizar tais feitos tem sido através de participação na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 22 a 26 de julho, em Recife (PE).

“O Governo do Amazonas, por meio da UEA, custeia as passagens aéreas de 35 alunos, destes 26 são de municípios do interior do Amazonas que apresentam resultados de pesquisas de altíssima qualidade e com isso, participam de um intercâmbio de conhecimentos nas mais diversas áreas”, destaca o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa.

A acadêmica do oitavo período do curso de Biologia da UEA em Tabatinga, Ana Nizia Rocha, quer aproveitar ao máximo a oportunidade. “No primeiro dia do evento, chegamos às 8h e saímos só às 20h. Queremos fazer isso todos os dias, pois aqui temos diversas formas de compartilhar os conhecimentos da nossa área e, ainda, entender a concepção e desenvolvimento de pesquisas de outras áreas também”, afirma a aluna que durante a SBPC apresentará a pesquisa “Oferta sazonal dos frutos comestíveis em Tabatinga”.

Já o acadêmico do sexto período de Letras, Almiro Silva, mostrou em sua pesquisa como são dadas as diferentes noções do conceito de comunidade em um bairro do município de Parintins. “Eu moro na comunidade que pesquiso e pra mim é uma satisfação muito grande receber o incentivo da UEA para apresentar os resultados do meu trabalho em um evento tão grandioso quanto a reunião da SBPC”, destaca Almiro que pela primeira vez viajou para fora do estado do Amazonas.

Para a finalista do curso de Física, Andrea Fonseca, a experiência veio fortalecer ainda mais sua formação. “Estou orgulhosa em estar representando o Estado do Amazonas e a UEA. Trouxe para a SBPC um projeto que busca auxiliar no estudo dos fungos que atacam as hortaliças em Parintins. Como nosso trabalho é apenas um braço de um projeto maior, desde já quero começar a pensar no projeto que irei apresentar na SBPC de 2014, quando já estarei bem perto da minha Colação de Grau”.

No total, a Sessão de Pôsteres da Reunião Anual da SBPC conta com 77 trabalhos inscritos pela UEA, 31 a mais em relação ao ano de 2012. Os trabalhos são das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Artes, Letras e Linguística.

(Agência CT&I Amazonas, por Lívya Braga) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.