Manaus – O grupo Amigos do Tarumã realizou, no domingo, 7, a 1ª edição do Torneio de Pesca Esportiva do Igarapé Tarumã-Açu. Além de incentivar a pesca esportiva, a competição serviu também para propagar a importância da preservação do tucunaré e da manutenção das águas do igarapé limpas.
A competição teve o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e reuniu 50 duplas. Cada uma teve cinco horas para pescar três peixes e recolher a maior quantidade de lixo do rio, o que valia uma pontuação extra.
Os peixes foram medidos e pesados para, logo em seguida, serem somados e divididos por três a fim de encontrar a média de cada dupla. Concluída a pesca, os participantes tiveram um minuto para devolver o peixe, ainda vivo, às águas do local.
Premiação
A dupla que tirou o primeiro lugar ganhou um motor de Popa Mercury. Para o segundo lugar, o prêmio foi um bote modelo pescador de 6m. Já o terceiro lugar faturou um motor elétrico 34 libras.
Além da premiação para os primeiros colocados, prêmios, como localizadores via satélite, barca de sushi e geleiras flutuantes, foram sorteados entre os demais competidores.
A dupla campeã Lúcio Resende e William David pescou três tucunarés, cujo tamanho variava de 40 a 47 cm. William, que participou pela primeira vez de eventos como esse, explicou de que forma entrou na competição. “Nunca tinha participado de eventos assim, mas meu cunhado sempre participa. Ele fez o convite para este torneio e eu aceitei, pois pescar é sempre bom”.
Rodrigo Siripelli, um dos organizadores do torneio, disse que o evento superou suas expectativas. “A superação ocorreu já na fase de inscrições. Com uma semana de antecedência para o torneio, as vagas já estavam esgotadas. Durante a disputa tivemos a chance de ver de perto muitos peixes bonitos e variados’’.
Vencedores
1º lugar: Lúcio Resende e William David com 47,33 pontos (5 pontos são por recolherem 53 kg de lixo do rio)
2º lugar: Valmir Gomes e Débora Cabral com 46 pontos
3º lugar: Francisco Bezerra e Evandro Sucuri com 40 pontos
Maior peixe: Pescado por Maiko Silva com 66 cm e 4kg
Menor peixe: Pescado por José Fernandes com 23 cm e 100g
No total, 325 kg de lixo foram retirados das águas do Igarapé Tarumã-Açu.
Fonte: Semcom