TJAM inaugura Central em Defesa da Vida

Solenidade de inauguração da Central em Defesa da Vida, no TJAM

 

Solenidade de inauguração da Central em Defesa da Vida, no TJAM
Solenidade de inauguração da Central em Defesa da Vida, no TJAM

Amazonas – Em uma ação inédita em todo o território nacional, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo, reuniu forças com 16 órgãos ligados ao meio ambiente para instalar a Central de Atuação Integrada dos Órgãos Ambientais.

A Central tem como objetivo combater todas as agressões contra a natureza, como invasões de terra, queimadas, poluição do ar, dos rios e desmatamento floresta, entre outros crimes ao meio ambiente. “São atitudes que se proliferam em Manaus, o que enseja uma rigorosa e imediata ação do Poder Judiciário”, disse a presidente, durante a cerimônia de instalação da Central, nesta sexta-feira, dia 8, no Fórum Henoch Reis.

A ideia de reunir vários segmentos da sociedade foi lançada pela presidente do TJAM em fevereiro, logo depois da devastação provocada pela invasão Cidade das Luzes, “que deixou consequências graves à área de floresta e aos seres humanos que acreditaram no sonho do direito a pedaço de terra, investiram o dinheiro que tinham e foram enganados por grileiros e por pessoas, sem escrúpulos, que se aproveitam da boa fé dos mais humildes para ganhar dinheiro”, destacou Graça Figueiredo.

Paralelo à Central, a presidente também inaugurou as novas instalações da Vara do Meio Ambiente e Questões Agrárias (VEMAQA), que tem como titular o juiz Adalberto Carim Antônio há 19 anos.

— É a primeira vara especializada em questões ambientais e agrárias a ser criada em nosso país, e a terceira no mundo – as duas primeiras localizam-se na Nova Zelândia —, também é a primeira deste Egrégio Tribunal de Justiça a ganhar um prêmio de qualidade estadual e internacional – informou a presidente.

Atuação integrada

A Central de Atuação Integrada dos Órgãos Ambientais, nos moldes que a desembargadora criou, reúne 16 entidades que já trabalham na defesa do meio ambiente, mas de forma isolada. Entre essas entidades, destacam-se o Ipaam, a Secretaria de Segurança, SEMMAS, Defesa Civil do Estado, Defesa Civil do Município, Assembleia Legislativa, Semulsp, Tribunal de Contas (TCE), Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, OAB/AM, Inpa, Ibama, Sipam e Marinha do Brasil.

— O Tribunal de Justiça do Amazonas não está sozinho nesta missão de combater os males contra fauna e flora desta tão rica e bela região do nosso planeta. Contamos com o apoio de diversas entidades municipais, estaduais e federais que citarei em forma de agradecimento pela concretização deste sonho –, disse a desembargadora.

Graça Figueiredo disse que o Poder Judiciário amazonense, sempre engajado em ter uma prestação jurisdicional eficaz perante toda sociedade e ciente da sua missão institucional, não poderia ficar inerte diante das graves situações relacionadas ao meio ambiente que estão ocorrendo na cidade.

— Por esses motivos, está sendo criado hoje a Central de Atuação Integrada dos Órgãos Ambientais, com o intuito de combater todas as agressões contra a natureza, atitude que se prolifera em Manaus, o que enseja uma vigorosa e imediata ação do Poder Judiciário.

Novas instalações

Sobre as novas instalações da Vara Especializada de Meio Ambiente e Questões Agrária (VEMAQA), a presidente do TJAM disse que agora ela ocupa um lugar amplo, com todo o aparato necessário para o juiz Carim continuar o exemplar trabalho realizado na seara ambiental, “dando uma resposta efetiva para toda a sociedade amazonense, preservando nossa Floresta Amazônica, toda a sua biodiversidade, para as futuras gerações também terem um ambiente sadio e preservado para viverem”.

A desembargadora encerrou o seu discurso dizendo que, agora que o trabalho se inicia, “desejo boa sorte a todos os envolvidos e que possamos sempre progredir na proteção do meio ambiente, nosso bem maior”.

Amazonianarede-Ascom/Tjam

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.