Termo de Cooperação Técnica vai capacitar servidores na produção de notícias

Manaus – Com objetivo de dar mais transparência às atividades parlamentares a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) assinaram na manhã desta sexta-feira (21), o Termo de Cooperação Técnica com a contra partida de R$ 64,4 mil da CMM.

O convênio visa atender às necessidades institucionais da Casa, no que diz respeito ao planejamento, produção de notícias e o relacionamento com a sociedade e o público interno, afim de que os assessores parlamentares e profissionais da comunicação possam ser capacitados a manusear os equipamentos disponíveis na Casa.

“Em princípio o curso de capacitação atenderá a 120 servidores. A ideia é capacitar todos os funcionários da Casa”, disse o presidente da CMM, vereador Bosco Saraiva (PSDB).

Bosco destacou ainda, que o convênio é primeiro a ser realizado pelo Programa de Capacitação de Assessores em Mídias Digitais da Ufam, com um órgão como a CMM. “O curso vai preparar em princípio, os assessores parlamentares e servidores da área de comunicação da Casa para o uso dos equipamentos da TV Câmara, de forma a aperfeiçoar ainda mais a produção de notícias e comunicar a população da atuação parlamentar e da atuação das medidas administrativas”, explicou Bosco Saraiva.

A capacitação também vai contribuir para que os assessores de comunicação e membros de sua equipe tenham conhecimento de suas funções no contexto da sociedade e da informação. Além disso, o curso visa capacitar os participantes a planejar as ações de comunicação buscando resultados baseados em objetivos predeterminados.

Para a reitora da Ufam, Márcia Peralles, a parceria possibilita a universidade proporcionar capacitação aos servidores da CMM, além de contribuir com a formação profissional por meio da iniciativa. “A proposta é atingir todos os objetivos do convênio com o máximo de transparência”, destacou a reitora.

De acordo com o vice-coordenador do Curso de Capacitação de Assessores da Ufam, professor Danilo Egle, a capacitação também vai informar os parâmetros básicos para a produção da notícia jornalística institucional para que o assessor domine técnicas e ferramentas de captação, tratamento, edição e divulgação de material como: vídeos, textos e fotos.

Dinâmica

Danilo explicou ainda, que o curso será dividido em três módulos: o primeiro será o módulo de jornalismo, envolvendo as técnicas e a produção de matérias jornalísticas. O segundo será de planejamento, em que os participantes vão aprender como se colocam as informações nos canais da mídia social.

A última etapa será o módulo de produção de multimídia, em que serão conceituados: planejamentos, formatação e distribuição de notícias para públicos específicos. Segundo ele, serão repassados conhecimentos sobre reprodução de vídeos com recursos multimídias, vídeos para internet e redes sociais.

“Vamos mostrar as novidades nesse campo e exercitar a capacitação dos participantes”, disse Danilo, observando que após o término do curso, os participantes terão ainda, durante 15 dias, acompanhamento da equipe de professores e alunos da Ufam para dar suporte em caso de dúvidas.

A realização do curso está prevista para o período de 8 a 31 de julho, sob a coordenação dos professores Mestres Inara Regina Costa, que ficará com o primeiro módulo e Allan Rodrigues que administrará a segunda etapa do curso e Danilo Egle com etapa final.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica contou com a participação da diretora da Escola do Legislativo Vereadora Lea Alencar da CMM, Enilde Gusmão, e do coordenador do programa de Capacitação de Assessores em Mídias Digitais da Ufam, Gilson Monteiro.

Para celebrar o convênio, o presidente da Casa presenteou Márcia Perales com a Placa da 17ª Legislatura da CMM.

(Dircom – CMM) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.