Terminal Pesqueiro: Prefeito reforça pedido ao ministro para receber gerência

Brasília – O prefeito Arthur Virgílio Neto teve um encontro, nesta terça-feira, 25, com o ministro da Pesca e Agricultura, Marcelo Crivella, para reforçar a negociação do repasse do Terminal Pesqueiro para a administração municipal.

O ministro esteve em Manaus para o lançamento de dois programas federais de incentivo à pesca e à aquicultura na Região, realizados na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

“Antes do repasse, o ministro me disse que irá capitalizar e equipar o terminal. Conosco será bem cuidado, porque temos estrutura e aptidão para isso, pois cabe ao Município essa responsabilidade”, afirmou Arthur Neto.

O prefeito também ressaltou que deixou claro ao ministro Crivella que o terminal não é o remédio que vai curar todos os males na questão do abastecimento porque, de fato, é pequeno para a época da fartura.

“Nesse período, precisaremos de um esquema de distribuição muito rápido para os mercados e frigoríficos, caso contrário, veremos peixe sendo jogado fora de novo. O ministro reconheceu que o Terminal Pesqueiro é uma boa obra, mas pequena”, completou o prefeito.

O encontro aconteceu em um restaurante localizado no bairro Tarumã, zona Oeste, onde também estava presente o secretário municipal de Empreendedorismo e Abastecimento, Jefferson Praia, o secretário de Produção Rural do Estado, Eron Bezerra, entre outras autoridades.

O prefeito fez questão de conversar com o Crivella, logo após seu retorno de Brasília, onde participou da reunião dos governadores e prefeitos com a presidenta Dilma Rousseff, para saber a situação do processo que repassa para administração municipal a gerência do Terminal Pesqueiro.

No mês passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), que detinha a responsabilidade sobre o terminal, enviou o processo que envolve o local para o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Um novo encontro foi agendado para a próxima semana, quando o prefeito retornará a Brasília para o lançamento do perfil parlamentar do seu pai, Arthur Virgílio. Na ocasião, serão debatidos os pontos que, por ventura, dificultem a transferência de responsabilidade do Terminal Pesqueiro para a Prefeitura.

Reportagem: Alita Falcão / Foto: Arlesson Sicsú

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.