Terminal 5 é reinaugurado totalmente reformado

(Foto: Tácio Melo e Mário Oliveira/ Semcom)

O prefeito Arthur Neto reinaugurou, na tarde desta segunda-feira, 30, o Terminal de Passageiros (T5), localizado no bairro São José I, zona Leste.

A obra, inaugurada em 2002, nunca havia passado por reforma. O novo terminal deve aumentar o conforto dos passageiros que utilizam o transporte coletivo e foi orçada em R$ 2.131.158,13.

Os reparos iniciaram em julho de 2013 e duraram aproximadamente 180 dias. Foram executados serviços de recuperação do telhado e dos gradis nas áreas externa e interna, reforma do platinado, pavimentação total das vias internas, implantação de calçadas no entorno do terminal e reforma de banheiros públicos femininos e masculinos, com aplicação de granito nas divisórias e bancadas e portas de alumínio, além de pisos novos, que darão aspecto de modernidade e higiene ao espaço.

Os operários também realizaram recuperação, lavagem e pintura do piso do terminal, sinalização horizontal e vertical, implantação de bancos em concreto armado, lixeiras e a substituição de toda a rede hidráulica e elétrica.

“Os terminais estavam abandonados. A população não tinha o menor conforto e nós vamos mudar isso. Estamos investindo em estrutura física, na compra de novos ônibus, na qualificação dos motoristas, enfim, queremos um novo sistema de transporte que realmente atenda as necessidades da população”, declarou Arthur Neto.

O governador em exercício, José Melo, afirmou que a parceria com a prefeitura vai permanecer em 2014.

“Depois eu vou sentar com o prefeito Arthur para discutirmos sobre o BRT (Bus Rapid Transit). Uma mudança no sistema depende da parceria entre os governos. Ele tem investido na compra de ônibus, reforma de terminais e no recapeamento das vias. Do nosso lado, também estamos trabalhando nas ruas, abrindo novas vias e alargando outras, como a da saída do aeroporto. No final, quem ganha é a população”, concluiu José Melo.

Vendedores ambulantes

Durante a inauguração, vendedores ambulantes que trabalham no Terminal 5 conversaram com o prefeito Arthur Neto sobre a situação deles dentro do terminal, já que todos tiveram que sair por causa da reforma e ainda não tinham voltado.

Por ordem do prefeito, o secretário de Produção e Abastecimento, Fábio Pacheco, além do secretário extraordinário Davi Reis, foram designados para ouvir os vendedores e apontar soluções que atendessem as necessidades dos trabalhadores mas também dos interesses da cidade.

“Eles não vão ficar desamparados, tanto que determinei que os secretários permaneçam no terminal para falar com os trabalhadores e ouvir as necessidades. O que for necessário, vamos fazer. Inclusive incluí-los em programas de financiamento assim, como foi feito com os camelôs do Centro”, afirmou Arthur Neto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.