Terezinha Ruiz realiza Audiência Pública sobre Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Amazonianarede – CMM

Manaus – A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (COMED/CMM), vereadora Professora Terezinha Ruiz (DEM), realizou na tarde desta quarta-feira (27) uma Audiência Pública em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que será celebrado no dia 2 de abril (terça-feira).

O evento aconteceu no Plenário Adriano Jorge, que ficou lotado e contou com a participação de várias entidades representantes de movimentos pró-autistas, vereadores, professores e pais de autistas.

Terezinha Ruiz destacou a importância da data, que segundo ela, serve como marco para conscientização da sociedade para as dificuldades que são enfrentadas pelas famílias que possuem indivíduos autistas. “É importante destacar a luta em prol dos autistas, que mesmo diante dos obstáculos, podem viver bem, com qualidade de vida, desde que haja iniciativa do poder público e da sociedade, além, é claro, do diagnóstico precoce do autismo, que evita vários problemas para as famílias, proporcionando a inserção social de modo eficaz e mais cedo possível”, disse a parlamentar.

A primeira dama de Manaus e secretária municipal de Assitência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia, esteve presente na Audiência Pública e destacou a disposição do prefeito Arthur Neto (PSDB) em dar apoio a causa dos autistas. Ela anunciou a inauguração do Centro Municipal de Atenção Integrada ao Autista, que acontecerá no dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no bairro Alvorada II, zona Oeste. “Esse centro é resultado de uma ação integrada das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Semasdh, que pretendem oferecer atenção multiprofissional às pessoas com autismo. Não há como realizar uma iniciativa dessa natureza sem que haja acompanhamento conjunto e especializado, com psicólogos, pediatras e neuropediatras”, destacou.

De acordo com a primeira dama, um dos problemas enfrentados pela Prefeitura de Manaus (PMM) é a falta de profissionais especializados para tratar de portadores de autismo. “Há compromisso nesta gestão com a população e sabemos que as necessidades são muitas e, na medida do possível, vamos buscar soluções para osmproblemas que chegarem até nós”, salientou.

A coordenadora da União Pelo Autismo (UPA), Taís Braga, disse que as dificuldades enfrentadas pelos autistas têm três aspectos: comportamental, social e de linguagem. “Se não sabemos do que se trata o autismo e não conhecemos os autistas, não temos como ajuda-los. É importante que sejam formados profissionais voltados para esse tipo de distúrbio. Nós da UPA temos como objetivo divulgar informações para a sociedade e principlamente para as famílias que possuem um indivíduo autista. Promovemos cursos, trazemos até profissionais de outros Estados e temos o interesse de ajudar o poder público a desenvolver políticas mais eficazes em prol dos portadores de autismo”.

O presidente do Instituto Autismo no Amazonas, Joaquim Mello, afirmou que é necessária uma maior divulgação do que é o autismo para a sociedade, além de promover maior apoio aos indivíduos portadores e suas famílias. “Em 2012 atendemos mais de 200 pessoas e atualmente, 43 autistas e suas famílias participam de palestras, cursos, atividades e acompanhamento psicológico para enfrentar essa situação. Queremos que haja mais políticas públicas direcionadas aos portadores de autismo e de que as leis que os favorecem sejam verdadeiramente colocadas em prática”.

Semana do Autista em Manaus

Ao término da Audiência Pública, a vereadora Professora Terezinha Ruiz afirmou que pretende criar um Projeto de Lei que institui a Semana do Autista em Manaus. “Isto servirá para que sejam feitas campanhas informativas e de conscientização da população sobre o problema. Além disso, haverá muitas atividades envolvendo os pais e as instituições que representam os autistas em nossa cidade”.

Estiveram presentes na Audiência Pública os vereadores: Professor Samuel (PPS), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos (COMDIH) da CMM; Professora Jacqueline (PPS), Socorro Sampaio (PP), Walfran Torres (PTC), Francisco da Jornada (PDT), Professor Bibiano (PT), Vilma Queiroz (PTC) e Joãozinho Miranda (PTN).

Além dos vereadores, compareceram à Audiência Pública os representantes das secretarias Municipal e Estadual de Educação (Semed – Maria Horta e Seduc – Hortência Macedo); da União Pelo Autismo (UPA), Taís Braga; do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferenciada (NEPPD), Maria Almerinda Matos; do Instituto Autismo no Amazonas, Joaquim Mello; do Instituto Mãos Unidas Pelo Autista (MUPA), Socorro dos Santos; e da Associação dos Amigos dos Autistas do Amazonas, Edmano Saunier.

Fonte: Dircom-CMM
Fotografia: Robervaldo Rocha/CMM 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.