Temporal na chuva de hoje produziu ventos de até 64,8 km/h, segundo o Inmet

Temporal na chuva de hoje produziu ventos de até 64,8 km/h, segundo o Inmetro

Manaus, AM – O Instituto Nacional de Meteorologia no Amazonas (Inmet/AM) registrou 48,4 milímetros de chuva em Manaus entre quarta-feira (21) e esta quinta-feira (22). Ventos de até 64,8km/h também foram registrados durante o temporal que atingiu a capital nas últimas horas.

O índice é considerado “ventania”, segundo a Escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos tendo em conta a sua velocidade e os efeitos resultantes das ventanias no mar e em terra.

De acordo com o Instituto, a quantidade acumulada de 48,4 milímetros de chuva foi registrada na estação meteorológica do Inmet, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, entre 8h de quarta e 8h de quinta-feira. Segundo o órgão, o número está dentro da normalidade esperada durante o mês.

Arvores cairam

Em Manaus, do dia 1° de junho até as 08:00h desta quinta, o acumulado está em 115 milímetros.

Segundo o Inmet, a rajada mais intensa registrada durante a chuva na estação automática do Inmet, no bairro Adrianópolis, foi de 52,6 km/h e foi registrada entre 3h e 4h desta quinta-feira (22).

De acordo com dados disponibilizados pela Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (REDEMET), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a máxima rajada de vento foi de 64,8 km/h e foi registrada as 04:00h.

Para o Inmet, a previsão climática indica chuvas dentro da normalidade média para a região de Manaus no trimestre junho, julho e agosto. O acumulado até este dia está “dentro da normalidade” do mês esperada pelo Inmet.

Transtornos

Transtornos provocados pelo temporal

Durante a madrugada, o telhado de uma casa pastoral na Zona Leste de Manaus desabou com os fortes ventos, a água invadiu quatro cômodos e os padres usaram guarda chuvas para tentar proteger os móveis.

“Molhou tudo, os livros, móveis, geladeira, TV. A parte elétrica foi afetada. Os moradores nos ajudaram com lonas e conseguimos cobrir alguns livros, mas não conseguimos salvar muita coisa”, lamentou o padre Nelson Pereira da Silva.

Amazonianarede-TVAM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.