Temperatura deve cair no Acre a partir desta quinta-feira (16)

Rio Branco/AC – As temperaturas devem ficar entre 16°C e 18°C. Meteorologista afirma que se trata de um deslocamento de ar polar.

As temperaturas devem começar a cair levemente no Acre a partir da noite de quinta-feira (16), de acordo com o pesquisador meteorológico, Davi Friale. Na sexta-feira (17) e no sábado (18), as mínimas devem ficar entre 16°C e 18°C.

O motivo para esse evento, segundo Friale, é o deslocamento de ar polar, vindo do Polo Sul. “O ar polar vem cruzando as terras baixas do centro da América do Sul e se dirigindo para cá, por causa das altas pressões atmosféricas existentes lá. Com isso, facilita a vinda desses ventos um pouco mais frios”, explica.

Friale disse ainda que a queda de temperatura será sentida em Rio Branco e Brasiléia. No Vale do Juruá, os efeitos da massa de ar polar vão fazer as temperaturas chegarem apenas a 18°C e 20°C.

O pesquisador informou que devido a chegada da frente fria, os acreanos devem se preparar para muita chuva na quinta-feira (16). “Deve ocorrer chuvas com temporais em todo o Acre. É a chamada chuva pré-frontal, aquela que vem antes da frente fria e é causada por ela”, acrescenta.

Seca

A incidência maior de chuvas nos próximos dias também não deve diminuir o risco de seca do Rio Acre. Segundo Alejandro Fonseca, coordenador do Grupo de Estudos e Serviços Ambientais da Universidade Federal do Acre (Ufac), embora o mês de maio esteja apresentando um volume maior de chuvas que em abril, essas chuvas não são intensas, mas características de um período de transição.

“O rio pode subir um pouco o nível, mas a tendência geral é que continue baixando. As chuvas que estão ocorrendo não são suficientes em intensidade para acabar com o risco de seca”, conclui.

(Portal do Purus)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.